Suíça ganha teleférico movido à energia solar

Um teleférico movido à energia solar começa a operar na estação de esqui Tenna, na Suíça – uma das primeiras do mundo a investir nesse tipo de projeto. O projeto, que custou cerca de 1,5 milhões de dólares, poderá produzir 90 mil quilowatts-hora por ano.

Há aproximadamente dois meses o novo teleférico da estação, agora equipado com painéis solares fotovoltaicos, entrou em operação. Tudo começou quando foi preciso reformar um antigo teleférico.

A partir dessa necessidade as autoridades locais resolveram investir em uma solução ecoeficiente. Assim, criaram uma ponte suspensa – de cerca de 500 metros de comprimento – equipada com painéis solares que pudesse suprir a demanda de energia.

O projeto foi desenvolvido de tal forma que as placas instaladas acompanham o Sol. Nos dias mais ensolarados, a estação chega a produzir o dobro de energia consumida em um dia de trabalho. Estima-se que, em alta temporada, o teleférico possa carregar cerca de 800 esquiadores por hora.

Outros parques como Davos, na Suiça; Aspen Highlands, no Colorado; Lech, Áustria; Berkshire East, na Nova Inglaterra; Méribel, França; Grand Targhee, e SkiWelt, na Áustria também tomaram medidas energéticas “verdes” para reduzirem suas pegadas de carbono.

Esperamos que, no futuro, mais empreendimentos possam incorporar soluções sustentáveis aos seus modelos de trabalho. E você, o que pode fazer na sua casa ou empresa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.