Marta divulga o Brasil na China

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, visita oficialmente a China, esta semana, onde cumpre compromissos do Mês do Brasil no país. Ela está em Xangai e vai a Pequim. O propósito é divulgar a cultura brasileira para os chineses –e em outubro será a vez de os chineses desenvolverem programação cultural no Brasil: o Mês da China no Brasil.

Essas programações atendem acordo entre o Ministério de Relações Exteriores e a Embaixada do Brasil na China, tratado de 2010 que foi reafirmado na reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e cooperação – COSBAN, ocorrida em Brasília, em fevereiro de 2012.

Marta tem agendas com o Ministro da Cultura local, autoridades chinesas e representantes diplomáticos brasileiros. Prestigia também eventos artísticos, visitas a museus e equipamentos culturais chineses.

Leia também: Mês do Brasil na China começa com homenagem a Vinícius de Moraes 

Oriental Pearl Tower

Já nesta terça-feira (10), junto com a cônsul-geral do Brasil em Xangai, Ana Cândida Perez, a ministra da Cultura do Brasil foi recebida pela direção do Oriental Pearl Tower com a apresentação de uma banda formada por mulheres – foto à esquerda.

Lá acontece a exposição “Cinco Regiões do Brasil – Coleção SambaPhoto” –retratos da riqueza e da diversidade do Brasil contemporâneo pelas lentes de 15 renomados fotógrafos brasileiros: Adriano Ávila, Ale Santos, Almir Bindilatti, Ana CE, Cafi, Cássio Vasconcellos, Claudia Jaguaribe, Cordel Imagens, Ed Viggiani, Gabriel Boleras, Iatã Cannabrava, Isabela Lyrio, Lalo de Almeida, Paulo Fridman, Stefan Schemelling.

“Essa apresentação (curadoria de Micaela Neiva) conecta o visitante dessa famosa e concorrida torre de tv (a mais alta da Ásia) diretamente ao Brasil. O público circulante é grande. Nos finais de semana, para subir à torre (um mirante com vista panorâmica da cidade; parte em chão de vidro – foto à direita), as pessoas enfrentam filas de duas horas. Nesse meio tempo apreciam a nossa exposição. O que queríamos era isso: mostrar o Brasil, aguçar a curiosidade das pessoas”, explica Ana Cândida. Em Xangai é o consulado que está organizando os eventos do Mês do Brasil na China.

A mostra apresenta as belezas naturais, o patrimônio cultural e as visões de movimentadas cidades costeiras, além de paisagens urbanas símbolos do desenvolvimento econômico brasileiro nas últimas décadas. Há cenas de paisagens exuberantes e regiões áridas. Também se retrata áreas urbanas históricas e modernas, onde vivem atualmente 85% dos quase 200 milhões de brasileiros.

Power Station of Art

Em Xangai, a ministra também foi recebida pelo diretor do primeiro museu de arte contemporânea da China (Power Station of Art), Li Xu – foto à esquerda. O espaço foi aberto ao público há um ano e com curadoria externa já abrigou a Bienal de Xangai, organizada por Qiu Zhijie, e exposições do Centro Georges-Pompidou (França) e Museu Warhol (Estados Unidos). Agora, o público pode conferir a primeira exposição com curadoria própria – a de Li Xu. Durante o ano passado, o diretor dessa usina de arte visitou uma dúzia de cidades chinesas em busca de retratos.

Resultado: quem visita o espaço confere cerca de 300 obras que foram emprestadas de museus como o Nacional de Arte da China e o Museu de Arte de Guangdong, bem como de museus privados, galerias e coleções. Cada peça foi uma conquista. Difícil de obter.

Li Xu destacou especialmente à ministra Marta o óleo sobre tela de Luo Zhongli, “Pai” (1980) – foto à direita. O diretor descreve este quadro como “o mais famoso retrato em arte contemporânea chinesa”. Explica ainda que Luo Zhongli fez essa pintura com migalhas de pão. “Naquela época, ele não poderia encontrar material melhor que esse; então, ele o mistura com tinta a óleo para criar uma textura especial.”  Diversos museus têm interesse no quadro. Isso tornou difícil obtê-lo para a exposição –o que deixou Li Xu extremamente satisfeito.

Outro destaque, na entrada do Power Station of Art foi um painel com autorretratos de pintores que são conhecidos como “copiadores” (foto à esquerda) – eles fazem cópias de grandes pintores: Da Vinci, Rafael etc. Mas, pela primeira vez em suas vidas, produziram um trabalho original, retratos de si mesmos. Inquietante para eles e uma composição surpreendente para quem visita a mostra organizada por Li Xu.

Ao término dessa visita, a ministra Marta Suplicy comentou: “Fiquei impressionada! É uma exposição rica, que nos apresenta diversidade e jovens artistas muito vigorosos. Também pudemos conferir artistas mais velhos com a mente aberta para o novo, mentalidade jovem.”

Gênesis – A cônsul-geral do Brasil em Xangai adianta que, em 2014, no Power Station of Art o público vai poder conferir a última exposição do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, Gênesis. Ele inaugurou essa mostra no Museu de História Natural de Londres em abril deste ano. Depois, foi para o Rio de Janeiro, no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico, e agora está expondo em São Paulo, no Sesc Belenzinho. É o resultado de um trabalho que começou em 2004 e vai até 2012. Para chamar atenção aos graves problemas ambientais que o homem tem discutido nos últimos anos, Salgado mostra o contraponto: o que há de belo e de intocado.

Clique para ver mais fotos da agenda da ministra

(Texto e fotos: Montserrat Bevilaqua – Ascom MinC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.