Unilever busca jovens para mudar o mundo

UNILEVER BUSCA JOVENS EMPREENDEDORES

COM IDEIAS SUSTENTÁVEIS PARA MUDAR O MUNDO

 uniBaseada no sucesso da edição 2013, a Unilever novamente convida os jovens a apresentarem soluções práticas e inovadoras para alguns dos maiores desafios de sustentabilidade do mundo, inscrevendo-as no Prêmio Unilever de Sustentabilidade para Jovens Empreendedores.

Aberto a qualquer pessoa com 30 anos de idade ou menos, o Prêmio Unilever busca produtos, serviços ou aplicações sustentáveis e com potencial para ganhar escala que tenham o objetivo de reduzir impactos ambientais, melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas ou melhorar suas condições de vida e trabalho, por meio de mudanças em seus hábitos ou práticas.

O prêmio, realizado em parceria com o Instituto para a Liderança em Sustentabilidade de Cambridge (CISL) e em colaboração com a entidade Ashoka, oferece um total de mais € 200,000 em apoio financeiro e mentorias individualizadas a sete jovens vencedores. O vencedor geral também receberá o prestigiado Prêmio Príncipe de Gales de Jovem Empreendedor da Sustentabilidade.

Os sete finalistas participarão de um programa de desenvolvimento online e, em seguida, de uma oficina de aceleração de dois dias na Universidade de Cambridge, Reino Unido, onde receberão ajuda de especialistas e orientação profissional para ajudá-los a desenvolverem suas ideias.

A competição acontecerá em um ambiente virtual no Ashoka Changemakers, uma comunidade que conecta empreendedores sociais de todo o mundo para que eles possam compartilhar ideias, inspirar e ajudar uns aos outros. As inscrições devem ser feitas até 1º de agosto de 2014 e os finalistas serão anunciados em outubro . A oficina aceleradora de Cambridge e o julgamento final acontecerão em janeiro de 2015.

No ano passado, mais de 500 jovens empreendedores de mais de 90 países participaram da competição. Entre os projetos vencedores de 2013, estão um sistema de mensagens e troca de dados pelo celular, que monitora o suprimento de água e otimiza seu uso, na Índia, e uma ração para frangos de baixo custo feita com restos de sementes de manga, na Nigéria. Também venceram  banheiros secos na zona rural do Peru e um programa de trocas para promover a educação no Nepal, no qual os filhos de agricultores de baixa renda recebem educação em troca do trabalho de seus pais em uma fazenda coletiva.

O vencedor geral – que ganhou € 50.000 e também o Prêmio Príncipe de Gales – foi Gamal Albinsaid, um jovem de 24 anos da Indonésia que atacou dois problemas da sustentabilidade com uma única ideia: converter o valor do lixo doméstico em planos de saúde para famílias de baixa renda. Esta iniciativa inspiradora está agora se tornando um modelo replicável em comunidades de toda a Indonésia.

Segundo o CEO da Unilever, Paul Polman, “acredito que os jovens possuem a chave das soluções para muitos dos desafios enfrentados por nosso planeta, e os finalistas do ano passado são prova disso. Os jovens representarão, em breve, 50% da população nos países emergentes e em desenvolvimento. Eles são nosso futuro, de modo que é absolutamente vital continuarmos a envolvê-los na tarefa de tornar a sustentabilidade parte do dia a dia e investir em suas ideias”.

Polly Courtice, diretora do CISL, afirma que o primeiro ano do Prêmio Unilever destacou a criatividade e o dinamismo empreendedor dos jovens em todo o mundo ao enfrentarem os problemas da sustentabilidade. “Estamos muito felizes em trazer o conhecimento em pesquisa da comunidade Cambridge para junto de nossa rede mundial de líderes de negócios, de modo a apoiar estes prêmios no incentivo à inovação e liderança de que tanto precisamos”, diz.

Sobre a Unilever

Presente no Brasil há 85 anos, a Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo. Fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, a companhia tem operações em 190 países. Está presente em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. Todos os dias 2 bilhões de pessoas usam ao menos um produto Unilever em algum lugar do mundo.

São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Fofo, Seda, TRESemmé, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras. Por ano, a Unilever lança cerca de 75 novos produtos e é líder de mercado em 10 das 13 categorias em que atua.

Sobre o Instituto para a Liderança em Sustentabilidade da Universidade de Cambridge (CISL)

O Instituto para a Liderança em Sustentabilidade da Universidade de Cambridge (CISL) reúne empresas, governos e a academia para encontrar soluções para os desafios críticos da sustentabilidade.

Utilizando as competências multidisciplinares de ponta da Universidade de Cambridge, o CISL aprofunda a percepção e compreensão dos líderes por meio de seus programas executivos, constrói parcerias profundas e estratégicas com empresas líderes e cria oportunidades para a pesquisa e ação colaborativa por meio de suas plataformas de negócios.

Ao longo de 25 anos, o CISL desenvolveu uma rede de liderança com mais de 5.000 ex-alunos de organizações globais líderes e uma equipe especializada de Fellows, Associados Seniores e funcionários. Sua Alteza Real, o Príncipe de Gales, é o patrono do CISL e tem inspirado e apoiado muitas das iniciativas do instituto.

www.cisl.cam.ac.uk

Sobre o Ashoka Changemakers

O Ashoka Changemakers é uma comunidade de ação que conecta empreendedores sociais ao redor do mundo para que eles possam compartilhar ideias, inspirar e ajudar uns aos outros. Por meio de suas competições colaborativas online e seu processo aberto, o Changemakers.com é um dos espaços mais completos do mundo para lançar, discutir e financiar ideias para solucionar os problemas sociais mais urgentes do mundo. O Changemakers se apóia na história de mais de três décadas da Ashoka e acredita que todos podemos ser agentes de mudança.

www.changemakers.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.