Caso não chova, atual reserva de água do Cantareira acaba em 21 de novembro

Afirmação foi feita pelo secretário Mauro Arce. Agência Nacional de Águas diz que medidas adotadas pelo governo Alckmin podem comprometer abastecimento em 2015

POR O GLOBO, COM TV GLOBO


Caso não chova, atual reserva de água do Cantareira acaba em 21 de novembro – Luis Moura/ 24-09-2014 / Agência O Globo

SÃO PAULO — A atual reserva do Sistema Cantareira, que abastece 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo, deve durar, caso não chova, por mais 57 dias, até 21 de novembro. A afirmação foi feita nesta quinta-feira pelo secretário estadual de Recursos Hídricos, Mauro Arce. Ele disse ainda que o governo estadual vai incentivar a construção de poços.

Nesta quinta-feira, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) fez na Zona Oeste da capital paulista um protesto contra a falta d’água na periferia de São Paulo. Cerca de 2 mil manifestantes, segundo a PM, saíram do Largo da Batata e caminharam até uma das sedes da Sabesp, em Pinheiros, onde realizaram a dança da chuva. Os manifestantes chegaram a interditar uma das pistas da Marginal Pinheiros. O MTST diz que 6 mil pessoas participaram do ato.

— Continuando sem chover, o atual volume do Cantareira nos garantiria mais 57 dias, até 21 de novembro. No Alto Tietê, dura mais, daria 88 dias. Nós temos o segundo volume (do Cantareira) que estamos preparando para usar e só o faremos se houver necessidade — afirmou Arce.

O Alto Tietê, segundo maior reservatório do estado, abastece 4,5 milhões de paulistas e nesta quinta-feira opera com 12,1% da sua capacidade. Já o Cantareira, contando o volume morto, tem 7,4% doe volume armazenado.

Na terça-feira, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, disse que as medidas tomadas pelo governo paulista para evitar o racionamento de água na região metropolitana de São Paulo podem comprometer o abastecimento de água no ano que vem.

Desde maio, São Paulo utiliza o chamado volume morto do Cantareira, uma quantidade de água que está abaixo dos canos de distribuição.

Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/caso-nao-chova-atual-reserva-de-agua-do-cantareira-acaba-em-21-de-novembro-14048877#ixzz3EcWA7eBO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.