7 cursos grátis para você aprender astronomia na internet

Você não precisa passar o fim de semana inteiro entediado, apenas subindo e descendo o feed de notícias do Facebook. A partir de hoje, todas as sextas-feiras, a GALILEU vai dar dicas de cursos grátis para você fazer na web.

E a primeira sugestão é astronomia. Diversas instituições que têm cursos na área disponibilizam conteúdo online para quem tem pouco tempo ou só pode estudar à distância. Olha só o que você pode fazer direto da sua casa:

Astronomia: Uma Visão Geral I e II
Nos 50 vídeos que compõem as disciplinas, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, passa pelos principais pontos que envolvem o tema. As aulas são em português.

Física Moderna: Cosmologia
Veduca oferece uma série de cursos em várias áreas. A plataforma ainda libera quizzes e estudos de caso. Leonard Susskind, da Universidade de Stanford, explica Cosmologia em 15 horas de curso disponíveis no site. Os vídeos são legendados.

Fronteiras/Controvérsias na Astrofísica
As 24 aulas ministradas por Charles Bailyn, da Universidade de Yale, abordam temas como testes da relatividade, buracos negros, Big Bang e matéria escura. O curso tem 19 e é legendado.

Introdução à Cosmologia
Disponível gratuitamente no iTunes, o material — que inclui vídeos, áudios e arquivos de Power Point — dão uma visão geral da cosmologia moderna, incluindo discussões sobre estrelas, a Via Láctea, e evidências para compreensão do universo como ele é hoje. O conteúdo é em inglês.

Explorando Buracos Negros
Estudo do efeito físico como base para a compreensão da relatividade geral, astrofísica e elementos da cosmologia. Disponibilizado pelo MIT. Em inglês.

Vida no Universo
Criado pela Universidade Estadual de Ohio, o curso é uma introdução à astrobiologia para quem não é graduado em ciências. Debate questões fundamentais: como se originou a vida na Terra, se existe vida em outros planetas, e qual é o futuro (a longo prazo) da vida no universo. Em inglês.

Os Planetas
Esse é bem inusitado: trata-se de uma série de vídeos em que o cientista americano Carl Sagan explica a Terra, Marte e o Sistema Solar para crianças, em 1977, durante um especial de Natal. Vale a pena para quem busca uma explicação didática. Em inglês.

Acabou o fim de semana e você ainda tem dúvidas sobre o tema? Calma, a gente te ajuda.

No dia 23, a GALILEU vai realizar um #FacetoFace com Gustavo F. Porto de Mello, astrofísico e professor da UFRJ, que baterá um papo com os leitores sobre gêmeas solares, zonas habitáveis e até a possibilidade de haver vida no espaço.

1 thoughts on “7 cursos grátis para você aprender astronomia na internet”