Workshop com Charles Watson, no Museu Cais do Sertão, em Recife/PE

Seu pensamento é criativo?

De 17 a 19 de outubro, Recife recebe o workshop “O Processo Criativo – pensamento criativo e conceitualização”, de Charles Watson, professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage

 “O currículo do escocês Charles Watson é extenso. Na juventude, foi lutador de boxe por um breve período, já foi artista plástico, leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1982, é graduado em belas artes e literatura pela Faculdade de Bath, na Inglaterra, foi diretor do Centro de Arte Hélio Oiticica, além de consultor da University of Arts London. Atualmente, além das classes no Parque Lage, também ministra cursos e constrói barcos”. (matéria do Terra, 29/08/2013)

Pela 1ª vez no Recife, o workshop O Processo Criativo questiona a ideia de que a criatividade só está relacionada ao mundo da arte. Criatividade, acredita o professor, é parte fundamental de um processo de criação que não pode estar baseado somente em palavras como instinto, talento, inspiração, e que deve fazer parte do nosso dia a dia, seja você um cientista, um advogado ou um cineasta.

 O Workshop completo do Processo Criativo consiste em três módulos complementares, porém autônomos. Cada módulo contém uma série de palestras provocativas ministradas em regime intensivo. Recife recebe o Módulo I – Fundamentos.

Amplamente ilustrado com textos, vídeos e exercícios, e usando fontes das mais diversas disciplinas, as palestras demonstram que a semelhança entre as dinâmicas criativas supera a diferença entre as linguagens. Entendendo os mecanismos que limitam a criatividade, podemos desenvolver estratégias que, ludicamente, contornam essas limitações.
Desenhado para grupos multidisciplinares, incluindo empresários, publicitários, arquitetos, designers, e todos que se interessam pelo processo de inovação e para quem a geração de novas ideias se tornou fundamental, o Módulo I parte da análise dos seguintes tópicos:

MÓDULO I _OS FUNDAMENTOS
INTRODUÇÃO / CONSIDERAÇÕES GERAIS / DEFINIÇÃO
O CONTEXTO / O CAMPO SEMÂNTICO
CRIATIVIDADE E LIMITES
DICOTOMIAS DA INOVAÇÃO
10,000 HORAS / O LABORATÓRIO
TALENTO / TRABALHO DURO
MOTIVAÇÃO
A ENGENHARIA DO ERRO
SERENDIPITY
ETAPAS INCIPIENTES DE ESTRUTURAS ÚTEIS
MODELO PÓS DARWINIANO
O GENE INÚTIL / O MODELO EVOLUTIVO
O OLHAR DO OUTRO / BOOTSTRAPPING / DOMESTICAÇÃO DO ANÁRQUICO
COMPLEXIDADE / EMERGENCE E INSERÇÃO DO RANDÔMICO

Desde 2004 recomendado pelo University of the Arts London e suas escolas de arte afiliadas – Camberwell College of Arts, Central St. Martins College of Art and Design, Chelsea School of Art and Design, The London College of Fashion, The London College of Communications – como um curso de preparação para bacharelado / mestrado em arte.

DATA
17/10 – 18h30 às 22h
18/10 – 14h às 19h
19/10 – 14h às 19h

LOCAL
Museu Cais do Sertão
Av Alfredo Lisboa, s/n – Bairro do Recife (Antigo Armazém 10 do Porto do Recife)

VALORES
Lote 1: R$ 428,00 (até 07/10)
Lote 2: R$ 528,00 (de 07/10 a 17/10)
As inscrições devem ser realizadas no Cais do Sertão, ou via depósito bancário.

CONTATO
cursos.rec@idg.org.br | 81 3089-2974

processo-criativo

1 thoughts on “Workshop com Charles Watson, no Museu Cais do Sertão, em Recife/PE”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.