7 eventos da economia criativa que não dá pra perder em 2015

Em meio a tantos eventos que rolam Brasil afora no contexto da economia criativa, fizemos uma curadoria daqueles que realmente valem a pena – para te ajudar a planejar seu ano de 2015. Mas o que os eventos selecionados tem em comum? Além de qualidade de conteúdo e experiência, são eventos com propósitos verdadeiros e relevantes. Que buscam, através da criatividade e do fomento dela, transformar a sociedade e o universo em que estão inseridos. Vamos lá…
posted on Nov. 16, 2014, at 10:55 p.m.

1. Festival Path – São Paulo, SP

Festival Path - São Paulo, SP

O Festival Path é um evento que mistura inovação e cultura contemporânea com o objetivo de conectar pessoas e antecipar tendências futuras. Em 2015 está indo para sua terceira e maior edição. A meta do Path é trazer assuntos novos, palestrantes precursores, músicos em ascensão e filmes inéditos e premiados – tudo isso para um público antenado e criativo. O conteúdo é apresentado nas formas de palestras, shows e filmes. Além disso, a experiência é complementada por uma feira gastronômica, festas e outros eventos paralelos. O Path é hoje o ponto de encontro da comunidade criativa de São Paulo e do Brasil.

festivalpath.com.br

2. Cidade Criativa, Cidade Feliz – Santa Rita do Sapucaí, MG

Cidade Criativa, Cidade Feliz - Santa Rita do Sapucaí, MG

É um festival de inovação e criatividade, em formato inédito, com o propósito de ajudar a transformar toda uma cidade. Tem duração de um mês inteiro, geralmente agosto, e atua em quatro pilares. O primeiro é a profissionalização da economia criativa com oficinas, ampliação de repertório e a criação de produtos culturais que são apresentados no evento – como mini festivais, feirinhas gastronômicas, peças de teatro e shows. O segundo é a conexão das mais de 150 empresas de tecnologia e das universidades da cidade com a economia criativa, por meio de palestras, workshops e atividades conjuntas. O desenvolvimento da base, que foca em crianças e educadores. E a conexão da cidade com mentes criativas do restante do país, em finais de semana focados em visitantes de outras cidades (principalmente SP, pela proximidade), com shows, palestras e atividades ao ar livre.

facebook.com/SantaRitaCriativa

3. Festival Brasileiro de Música de Rua – Caxias do Sul, RS

Festival Brasileiro de Música de Rua - Caxias do Sul, RS

E 2014, teve sua 3ª edição, entre 30 de abril a 04 de maio. Foram 51 apresentações de artistas locais, de diversos estados brasileiros e países como Uruguai, Argentina e Espanha. O evento aconteceu nas praças, parques, calçadas e pontos de ônibus das cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Prata, Nova Petrópolis, Vacaria, Flores da Cunha e São Marcos. A edição 2015 promete.

facebook.com/fmusicaderua

4. Brazil’s Independent Games Festival (BIG) – São Paulo, SP

Brazil’s Independent Games Festival (BIG) - São Paulo, SP

O BIG é o primeiro e único festival de jogos independentes da América Latina. A cada edição, expõe os melhores jogos independentes do ano do mundo inteiro. Aspectos visuais, sonoros, narrativos e de gameplay serão levados em consideração para a seleção dos títulos expostos. Além dos prêmios que serão dados aos melhores jogos, todos os jogos finalistas estarão disponíveis para serem jogados durante o festival. Em 2014, o evento reuniu desenvolvedores e representantes da indústria de games de 12 a 18 de maio no Centro Cultural São Paulo.

bigfestival.com.br

5. Savassi Festival – Belo Horizonte, MG

Savassi Festival - Belo Horizonte, MG

Belo Horizonte se fortalece a cada ano como a capital brasileira do Jazz, e o Savassi Festival é pioneiro nesta tradição. Batizado em homenagem à Savassi, região da capital mineira onde surgiu e se desenvolveu, o festival nasceu em 2003 e cresceu junto com a cena local, que sempre obteve grande projeção no evento. Prezando também pela diversidade, o festival trouxe à Belo Horizonte grandes músicos de diferentes partes do Brasil e do mundo, tanto renomados quando ainda pouco conhecidos, mas que tiveram oportunidade de tocar para grandes públicos. Acontece geralmente no mês de julho, com duração de uma semana, e tem diversas atrações simultâneas. Atualmente, é o maior evento dedicado ao Jazz e à música instrumental da América do Sul. Também tem uma edição especial que ocorre em Nova York, nos Estados Unidos, que teve sua segunda edição em 2014.

savassifestival.com.br

6. Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI) – Curitiba, PR

Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI) - Curitiba, PR

A terceira edição da CICI, de 7 a 9 de maio de 2014, reuniu cerca de 1.200 pessoas para palestras, painéis e debates com 100 palestrantes – 14 deles estrangeiros. O debate de ideias para melhorar a vida nas cidades foi estabelecido em torno de seis eixos temáticos: mobilidade urbana, infraestrutura, tecnologias sociais, empreendedorismo, eficiência e viver a cidade. Além disso, 21 sugestões específicas para o desenvolvimento de Cidades Inteligentes foram selecionadas entre mais de 350, trabalhadas e apresentadas durante o evento, por conta do Festival de Ideias.

cici2014.com

7. Arte Core – Rio de Janeiro, RJ

Arte Core - Rio de Janeiro, RJ

A segunda edição do festival de cultura urbana Arte Core aconteceu nos dias 18 e 19 de outubro de 2014 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, O evento abordou três vertentes importantes e complementares da arte urbana: artes visuais, skate e música. Elementos como graffiti, street art, música, skate, entre outros, estiveram presentes na programação variada e para todas as idades. As exposições de arte aconteceram em diferentes superfícies, como painéis, módulos e até um ônibus. Também houve shows musicais, oficinas de skate, campeonato de ‘best trick’, o ‘malote-trick skateboard’, e oficinas de grafite. Para 2015, imperdível.

artecore.com.br

2 thoughts on “7 eventos da economia criativa que não dá pra perder em 2015”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.