A cidade amiga das bikes: lições de Sevilha (Espanha)

    A cidade de Sevilha, na Espanha, vem se consolidando como uma cidade amiga das bicicletas. Atraindo atenção mundial pelo desenvolvimento de vias e medidas voltadas aos ciclistas, Sevilha teve um aumento de 7% no uso da bike como meio de transporte, em cinco anos.

10342890_675073789256599_8605894926866350538_n    O segredo foi a construção rápida de uma rede abrangente de infraestrutura e a implementação do aluguel de bicicletas. Confira alguns detalhes da transformação de Sevilha, citados por Peopleforbikes.org – uma organização americana:

     • Sevilha criou 160 quilômetros de infraestrutura cicloviária em 36 meses, entre 2007 e 2009. • 85% do espaço para essa infraestrutura veio da remoção de área de estacionamento nas ruas ou de pistas para os automóveis; 15% veio do espaço dos pedestres, que foi compensado pela prefeitura com abertura de novos espaços em outras áreas. • As melhorias aumentaram o número de viagens de 0,4% para aproximadamente 7%. • Em 2005, uma grande praça pública foi reprojetada para ser mais acessível a pessoas e bicicletas: . Duzentas vagas de estacionamento foram removidas. . Mais de cem audiências públicas foram realizadas e houve oposição ferrenha da associação comercial e da vizinhança no início. . Hoje, 22% dos clientes chegam de bicicleta, vários novos negócios foram abertos e o comércio ao longo da praça tem prosperado. . Foi incorporado um sistema de captação de água da chuva ao novo design.

Fonte: Vá de Bike

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.