Prefeitura apresenta Plano Municipal de Economia Criativa – (POA-RS)

11/12/2014 16:15:10
Foto: Anselmo Cunha/PMPA – Prefeitura de Porto Alegre
Primeiro Polo de Economia Criativa de Porto Alegre foi inaugurado em setembro

A Prefeitura de Porto Alegre irá apresentar na próxima quarta-feira, 17, o Plano Municipal de Economia Criativa. O evento será realizado na nova sede do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) – rua Uruguai, 155, 9º andar, salas 908/909, Centro Histórico. O gabinete coordena o Programa Porto Alegre Criativa iniciado em outubro de 2013, por meio da instituição do Comitê Municipal de Economia Criativa (CMEC). “O resultado é a união de esforços do setor público e privado que estabeleceu as principais diretrizes para as políticas de fomento a esse setor emergente em nossa cidade. Trata-se de um trabalho pioneiro para o município”, ressalta a secretária Deborah Pilla Villela, do Inovapoa.
Marcos Legais, Mapeamento e Monitoramento, Territórios Criativos, Promoção, Sustentabilidade e Fortalecimento e Educação Permanente para Competências Criativas são os eixos norteadores do plano elaborado a partir de reuniões com representantes de 38 entidades. ” Um dos méritos deste trabalho é o fomento ao espírito colaborativo que possibilitou estabelecer uma rede de pessoas e de entidades que será de muita utilidade na continuidade da iniciativa”, afirmou a coordenadora do projeto, Carla Zitto.
4º Distrito- Alguma das ações que serão apresentadas no plano, no entanto, já estão acontecendo, obedecendo a uma dinâmica que é própria do setor. Em setembro, por exemplo, foi inaugurado o primeiro Polo de Economia Criativa de Porto Alegre,  no 4º Distrito da Capital, abrigando a incubadora “Tecendo Ideias”, que está desenvolvendo oito projetos da área. No início do mês, dentro da parceria entre a Prefeitura e o IPA, também aconteceu naquele local um seminário internacional reunindo especialistas em Economia Criativa que tratou do conceito de territórios criativos como uma das alternativas para a revitalização da região do 4º Distrito de Porto Alegre. ” Outro fato que nos anima neste trabalho é a oportunidade de apresentar alternativas para uma região importante da cidade e que desta forma começa a ser recuperada”, complementa a secretária Deborah.
A solenidade, com a presença do prefeito José Fortunati, servirá, também, para a apresentação oficial da nova sede do Inovapoa, na rua Uruguai, 155, 9ª andar, salas 908/909.
Serviço
O que – Apresentação do Plano Municipal de Economia Criativa
Quando – 17/12 às 17 horas
Onde – Gabinete de Inovação e Tecnoogia da Prefeitura de Porto Alegre (Inovapoa) – Rua Uruguai, 155, 9º andar – salas 908/909

Texto de: Paulo Cesar Flores
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

1 thoughts on “Prefeitura apresenta Plano Municipal de Economia Criativa – (POA-RS)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.