Programação em Marabá encerra excursão do Ciclo Criativo ao interior do estado

Economia_criativa

Agência Pará de Notícias
Atualizado em 09/12/2014 13:54:00

No último dia 6 de dezembro, Marabá recebeu o Ciclo Criativo, evento realizado pela Incubadora Pará Criativo, Instituto de Artes do Pará (IAP), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineiração (Seicom) e Representação Regional Norte do Ministério da Cultura (RRN/MinC), com o intuito de debater o desenvolvimento da economia criativa no Estado. Marabá finalizou a primeira edição do evento, que passou pelos municípios de Santarém, Cachoeira do Arari e Bragança, reunindo cerca de 350 agentes criativos.

Realizada na Escola Municipal Judith Gomes Leitão, a programação teve, na mesa de abertura, Júnior Oliveira (IAP), Elaine Cristina (Seicom), Genival Crescencio (Secult Marabá), Ilma Barbosa (Sebrae Marabá) e Deize Botelho (Tallentus Amazônia). Após o Ciclo Criativo, o município recebeu, pela manhã, palestras sobre o Sistema Nacional de Cultura, com Alberdan Batista (RRN/MinC); Economia Criativa, com Junior Oliveira (IAP); Captação de Recursos, com a produtora cultural Gláfira Lobo, e o Galpão de Artes de Marabá, com o case de Economia Criativa, e Deize Botelho, uma das fundadoras do espaço.

No período da tarde, o Ciclo deu espaço à Mesa Carajás de Relatos de Experiências, em que empreendedores criativos da região compartilharam suas trajetórias, dificuldades e conquistas. Composta por Antônio Botelho, do Galpão de Artes de Marabá, Lena Santos, da Associação Mãos e Artes, Lara Borges, do Instituto Cultural Hosana Lopes de Abreu, Gilzane Magalhães, da Associação dos Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará, e Eliane Pereira Machado Soares, escritora. Colaboração, engajamento entre os setores e trabalho em rede foram os principais temas abordados.

A programação encerrou à noite, na orla da cidade, com a apresentação do grupo de capoeira Guerreiros do Quilombo, grupo Samba na Veia e apresentação de curtas que integram a Mostra Pará, do IAP. A realização do Ciclo Criativo em Marabá contou com o apoio do Galpão de Artes de Marabá, Tallentus da Amazônia, Univerisdade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, e parceria da Unidade Administrativa da Seicom em Marabá.

Juliane Frazão
Pará Criativo

1 thoughts on “Programação em Marabá encerra excursão do Ciclo Criativo ao interior do estado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.