Criatividade e empreendedorismo na Rede Cuca

Entre as oportunidades, a Incubadora de Economia Criativa vai orientar e oferecer suporte para projetos e ideias de negócios que tenham potencial de mercado

cuca

A Rede Cuca garante aos jovens a oportunidade de transformar ideias em projetos (Foto: André Martins)

Imagine uma rede pensada para garantir desenvolvimento e aprendizado aos jovens. Imagine um lugar onde a juventude tem um espaço de oportunidades. Imaginou? Essa é a Rede Cuca (Barra, Mondubim e Jangurussu) e é exatamente com esse pensamento que funcionam os Núcleos de Economia Criativa e Empregabilidade, instalados nos três equipamentos. “Os espaços têm um viés que busca trabalhar a geração de renda a partir de um produto intelectual. Esse núcleo empenha-se na potencialização de projetos, planos e metas de vida”, avalia o supervisor de Economia Criativa e Empregabilidade do Cuca Jangurussu, Mapurunga Junior.

Considerada como uma “central de ideias”, o local foi pensado para orientar os jovens e mostrar a melhor forma de como ele pode chegar neste objetivo. Ideal para quem deseja começar bem o ano de 2015. “Dentro desta linha, trabalhamos na elaboração de currículos, construção de portfólios, construção de release. Temos feitos oficinas de elaboração de projetos”, revela Mapurunga. A sala do Núcleo de Economia Criativa se comporta como um espaço de convivência, que busca ampliar o potencial de cada jovem.

Empreendedorismo
Mateus Henrique tem 19 anos e é morador da comunidade do Conjunto Palmeiras, Grande Jangurussu. No ano passado, o jovem que trabalha no Banco Palmas (um banco de economia solidária do bairro onde mora) foi convidado para participar da apresentação do edital Ação Jovem – que visa incentivar ações de protagonismo juvenil. “A equipe do Banco Palmas participou do lançamento do edital e como eu gosto muito de ciências tecnológicas resolvi pensar num projeto para concorrer. Eu tive ajuda de um engenheiro e criamos juntos o projeto ‘Vento de Energia’, que é um projeto de geração de energia eólica”, revela.

Vencedor do edital, Mateus comenta que  projeto é “basicamente” a criação de um protótipo de um gerador de energia eólica, que seja barato e tenha um bom desempenho. “Geradores eólicos já existem no mercado. O grande problema é o preço alto, acima de R$ 10 mil. Então, a nossa ideia é montar um gerador que seja mais acessível, que qualquer pessoa possa comprar, que ajude, inclusive na geração de renda, reduzindo o desperdício de energia, além de ser uma fonte limpa e sustentável”, ressalta. Para o jovem visionário, o Núcleo de Economia Criativa “é uma coisa fantástica. Muitas ideias boas estão saindo do papel por conta disso”, felicita-se.

Sustentabilidade
Ainda na linha do empreendedorismo sustentável, os jovens Tainara Vieira, de 20 anos, e Yago Barros, de 19 anos, são exemplos de jovens que têm no Cuca “uma segunda casa”. Além de participarem de cursos e oficinas, eles também fazem parte do projeto Comunidade em Pauta do Cuca Jangurussu. Tainara conta que sua relação com o Núcleo de Economia Criativa e Empregabilidade surgiu depois que participou de um curso de utilização de material reciclável.

Tainara e Yago já entraram no curso com a ideia de fazer pufes reutilizando pneus. A ideia do curso era motivar a ‘como utilizar espaços vazios através de materiais recicláveis’. “O professor foi nos dando base de como poderíamos colocar isso em prática. Como poderíamos adquirir as matérias prima. Daí, começamos a nos dedicar na fabricação dos pufes. Fomos orientados da melhor forma possível para colocar o projeto em frente, mesmo depois das aulas”, conta Yago. O sucesso e o engajamento dos jovens foi tanto que o projeto – agora – é montar um atelier para dar continuidade ao trabalho. “É importante saber que podemos ganhar dinheiro através da nossa arte”, finaliza.

Incubadora de Economia Criativa
A Incubadora vai orientar e oferecer suporte para projetos e ideias de negócios que tenham potencial de mercado e que necessitam de apoio para seu desenvolvimento. Voltada para jovens que tenham entre 15 e 29 anos (estudantes ou egressos de escolas públicas) e por meio da incubação de micro-empreendimentos produtivos de caráter criativo, vai contribuir de forma efetiva para tornar a economia criativa um eixo estratégico do desenvolvimento econômico de Fortaleza.

O projeto da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com a Coordenadoria de Juventude, Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará (RIC) e Rede Cuca terá sua primeira sede no Cuca Barra e pretende estimular o surgimento de novos negócios, produtos e patentes voltados a jovens empreendedores de baixa renda, contribuindo para a gestão de negócios criativos e inovadores.

Saiba como se inscrever
Inscrições até 15 de janeiro ao Cuca Barra (av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará), no setor de Economia Criativa, de 8h30 às 12h e das 14h às 17h.

Serviço:
Saiba mais informações sobre os Núcleos de Economia Criativa das Rede Cuca
Cuca Barra – (85) 3237-4566
Cuca Mondubim – (85) 3499-0020
Cuca Jangurussu – (85) 3444-6206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.