REC-Brasil apoia Fórum Permanente de Cultura de Poá – SNC e Artesanato em debate!

Fórum Permanente de Cultura Poá - fev15

 

POÁ RECEBERÁ A EDIÇÃO 2015 DO FÓRUM PERMANENTE DE CULTURA

No próximo dia 27, Câmara Municipal de Poá, receberá Fórum Permanente de Cultura e tema será artesanato.

Hip hop, mostra fotógrafica e exibição de curta metragem fazem parte da programação. 

A partir das 18h, no dia 27 de fevereiro, terá início o Fórum Permanente de Cultura de Poá com o tema artesanato. O evento é uma forma de pressionar o prefeito Marcos Borges (PPS) a sancionar o projeto de Lei criando o Conselho de Cultura na cidade.

A iniciativa é dos Conselheiros eleitos pela sociedade civil para compor o Conselho de Cultura de Poá e de apoiadores culturais. A ideia de realizar o fórum foi trabalhada por meses em reuniões entre membros e num grupo criado no facebook. Atualmente a rede social conta com 488 membros.

Os agentes culturais insatisfeitos com a gestão da cultura decidiram organizar o Fórum Permanente de Cultura de Poá para que a discussão sobre as questões que os afetam (distribuição de produtos culturais, agenda cultural do município, atividades a serem fomentadas, formalização do Conselho de Cultura, discussão sobre o Plano Municipal e Fundo de Cultura, etc) possam ter continuidade.

Estas pautas estão travadas desde maio de 2014 quando o Secretário de Cultura, Douglas Aspásio, deu posse aos Conselheiros eleitos pela sociedade civil para compor o Conselho de Cultura de Poá. Em seguida o município sofreu mudança nas cadeiras dos gestores públicos e entre o vai e vem o Secretário, que hoje ocupa a cadeira da cultura é o mesmo do ano da posse, embora o prefeito não. Desde 2009 há na cidade por parte de agentes culturais a luta para que o conselho nesta área seja implantado.

Após as dificuldades que passaram na criação da lei que não prosseguiu em 2009 os agentes culturais locais se desmobilizaram. Agora, com a concretização do projeto, os artistas estão novamente se juntando para que as ideias iniciais sejam colocadas em prática. Com isso, a expectativa é que através do diálogo e discussões entre sociedade civil e poder público, se consiga melhorar cada vez mais os projetos e programas culturais de Poá.

Para este encontro estão convidados e já confirmados o Ministério da Cultura através de sua Representação no Estado de São Paulo e a Sra. Fernanda Bellinaso, Gestora da Rede de Economia Criativa e Representante do Artesanato Paulista no Colegiado Setorial do Artesanato junto ao Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC-MinC), além de mostra fotográfica sobre a água organizada pelos membros do Movimento Pró-Fotografia (grupo no Facebook – Fotógrafos de Poá) e apresentação de Hip Hop.

Os representantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) são: Rafael Osti Benevuti, Hugo Prado, Marco Senna e Claudio D. Fernandes. Celso Guarinho integrava o conselho, porém pediu demissão do cargo e em seu lugar entrará suplente.

Colaborando com o conselho estão: Rose Meusburger, Magno Oliveira, Geraldo Garippo, Fílipi Lima, Dhyne Paiva, Dionathan Cardoso entre outros artistas e agentes culturais da cidade.

Serviço:
Fórum Permanente de Cultura – Poá – 2015
Câmara Municipal de Poá
Endereço – Rua Ver. José Calil, 100 – Centro – Poá/SP
Data – 27 de fevereiro
Horário – 18h às 22h
Informações: (11) 9.9318-8001 (Magno)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.