Fórum Permanente de Cultura de Poá (SP) – 27 de mar 15

Divulgação mar15

 

A atividade realizada e organizada pelos agentes culturais do município de Poá (SP) acontece sempre na última semana do mês na Câmara Municipal com o objetivo de fortalecer os grupos locais e para que eles tenham subsídios para a participação de todas as atividades que envolvam a formação do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Conta com o apoio das instituições locais Instituto de Formação Augusto Boal, Associação Cultural Opereta, Folhetim Cultural, Gaia Brasil Gestão Cultural e Economia Criativa e ADRAT – Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê e da Rede de Economia Criativa – Brasil.

Desde 2009 os agentes culturais esperam pela oficialização do Conselho Municipal de Políticas Culturais realizando o Fórum Permanente. Em 2010 os encontros foram marcados por temas como Cooperativismo, Música Independente, Cultura Popular e Sistema Nacional de Cultura.

Retomado agora em 2015, em fevereiro contamos com a presença do Ministério da Cultura e da Representante do Artesão do Estado de São Paulo no Setorial do Artesanato junto ao MinC.
No Fórum do mês de março o tema a ser abordado será ARTE URBANA e os convidados vão compartilhar suas experiências para a realização de projetos.

Convidados:

maria edjane alves

Maria Edijane Alves – Membro do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial na Prefeitura de Embú das Artes e Coordenadora de Projetos no Núcleo de Hip Hop Zumaluma; Nascida no bairro Parque do Engenho no Capão Redondo, área considerada uma das mais perigosas do mundo, desde cedo se incomodou com a enorme desigualdade social e começou então sua militância atuando em coletivos e associações da comunidade, no ano de 2012 ingressou na faculdade FMU no curso de Serviço Social, onde pode conhecer outras ideias e ações a respeito da situação que motivou sua luta, em 2014 participou de uma eleição no município de Embu das Artes onde foi eleita representante do segmento juventude no COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Social). A convite de William Fialho, coordenador do Projeto Um Canto, conhece a Associação Zumaluma e passa a desenvolver voluntariamente um trabalho de acompanhamento e organização de oficinas culturais assim como, produtora e articuladora dos eventos diversos que ocorrem na casa como por exemplo: Corredor Cultural, Sarau Samba Original, Projeto Um Canto, etc.

Dionatan Cardoso AraujoDionatan Cardoso Araújo – Professor e articulador no movimento Hip Hop de Poá. Dançarino desde 2007 e professor desde 2009. Tem como missão “educar para transformar”, dando continuidade e reinventando o legado Freiriano na promoção de uma educação emancipadora, combatendo todas as formas de injustiça, de discriminação, de violência, de preconceito, de exclusão e de degradação das comunidades de vida, com vistas à transformação social e ao fortalecimento da democracia participativa, da ética e da garantia de direitos. Responsável pelo Projeto BioArt Educação Libertadora.?

 

Sandro TestinhaSandro “Testinha” – Presidente da ONG Social Skate com o Projeto Manobra do Bem, que atende cerca de 70 crianças da comunidade de Calmon Viana, em Poá (Grande São Paulo) utilizando o skate e a educação como ferramentas de inclusão Social. A ONG coordenada pelo skatista Sandro Soares o “Testinha” e a Pedagoga Leila Vieira, atua há três anos em Poá e em 2013, a entidade foi homenageada no Prêmio Trip Transformadores, premiação destinada a dez nomes que, segundo os organizadores, são pessoas que “mudam a cara do Brasil”.

 

Serviço:
Dia 27 de março de 2015 – 18h30
Câmara Municipal da Estância Hidromineral de Poá (SP)
Gratuito e aberto a qualquer interessado no tema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.