Gestores de cultura participam de encontro sobre Economia Criativa

Publicado em 16/06/2015 – http://www.aen.pr.gov.br/
Reunião municípios Paraná Criativo.Curitiba, 15 de junho de 2015.Foto: Kraw Penas/SEEC

Dirigentes de cultura de municípios paranaenses participaram segunda-feira (15/06/15), em Curitiba, de encontro sobre economia criativa, com o objetivo foi apresentar os cursos de empreendedorismo criativo que serão realizados a partir de julho em 10 cidades do Estado. Promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura, os cursos iniciam as atividades da Incubadora Paraná Criativo e contam com o apoio do Sesc e Sesi/Cifal.

Na abertura do encontro, o secretário estadual da Cultura, Paulino Viapiana, destacou as atividades culturais desenvolvidas no Paraná e o quanto elas são importantes para o desenvolvimento do Estado. “Hoje a cultura é um ativo econômico e a cultura do Paraná tem potencial para se transformar num negócio rentável”, disse.

O secretário também destacou que em muitos países a cultura representa um percentual importante do PIB e com a parceria dos municípios é possível contribuir para reforçar e desenvolver essa potencialidade.

Foram apresentadas, além dos cursos, todas as atividades que o Governo do Estado desenvolve desde 2011, dentro do Programa Paraná Criativo, gerenciado pela SEEC. Entre 2011 e 2013 foram realizados dois seminários em Curitiba, além de palestras e cursos de formação sobre o tema em 10 cidades do Estado. Por meio da Incubadora, essas atividades serão intensificadas.

Para Solange Cristina Batigliana, secretária de Cultura de Londrina, o encontro foi importante porque marca o início de interlocução com os vários municípios para a integração de um sistema para a área da cultura que vai tratar desse aspecto da economia criativa. “Quando a gente trata a cultura como política pública tem que pensar em seus vários aspectos e o que se pode ter de desenvolvimento a partir das áreas culturais e de negócios criativos é muito importante”, disse.

Já a diretora de Cultura de Jacarezinho, Suzana Bett Bagio, achou a ideia fantástica e também uma oportunidade para o município. “Jacarezinho tem muitas atividades na área de música, teatro e também de artesanato em palha. O curso será muito proveitoso e vai ajudar a desenvolver o potencial dos artistas locais”, destacou.

O encontro contou também com a presença de Doraci Senger Luy (Guarapuava), Rosselane Liz Giordani (Toledo), Eliane Somacal Marcondes Gauze (Pato Branco), Rita Straioto (Colombo), Elisandra Belinelli (Maringá) e Aline Vaz Teixeira (Ponta Grossa), além de representantes do Sesc e Sesi/Cifal, parceiros do projeto.

OS CURSOS – Os cursos e palestras de formação irão abordar o empreendedorismo criativo, ensinar sobre finanças, novas formas de financiamento, técnicas de apresentação de projeto para investidores e liderança. Serão aproximadamente 30 vagas por curso em cada uma das 10 cidades selecionadas para receber o projeto: Curitiba, Colombo, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Toledo. Já as palestras devem ser abertas para toda a comunidade.

Além dos cursos, também estão previstos três seminários sobre Economia Criativa que serão realizados em Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu, a partir do segundo semestre, e contarão com a presença de palestrantes especialistas no assunto, de reconhecimento internacional.

“Estamos felizes em sermos novamente parceiros da Secretaria da Cultura do Estado para a realização dos cursos, temos interesse em contribuir para sensibilizar e fomentar a economia criativa com ações voltadas aos municípios do Interior”, destacou Grace Chiara Schmidt, coordenadora do Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina (Cifal) Curitiba, um dos parceiros na realização dos cursos.

INCUBADORA – A Incubadora Paraná Criativo será um espaço público de fomento ao desenvolvimento sustentável a partir da Economia Criativa. Fruto de um convênio entre o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura, a incubadora faz parte da Rede Brasil Criativo e está alinhada ao Programa de Economia Criativa do Paraná.

A incubadora irá funcionar no espaço que abrigava a Casa João Turin, na Rua Mateus Leme, em Curitiba, que passará por reforma para adequação ao projeto. O espaço será dedicado ao apoio de empreendimentos criativos, vai sediar eventos, oferecer cursos de formação e consultorias e funcionará também como primeiro espaço público de Coworking na área de economia criativa no Estado.

As atividades desenvolvidas na sede da incubadora também serão realizadas em diversos municípios do Estado, com o propósito de expandir o atendimento aos profissionais e empreendedores criativos de todo o Paraná.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.