Mercosul Cultural reunido em Brasília elabora documento

17.6.2015 – 17:15

Integrantes do Comitê Coordenador Regional do Mercosul Cultural se reuniram em Brasília, 16 e 17 de jun 15, para consolidar propostas e ações no âmbito cultural para o bloco regional. As decisões aprovadas constarão em um documento final, que foi entregue aos ministros da Cultura dos países do bloco, que se encontraram em 18, na capital federal.
Durante os dois dias, representantes de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Venezuela e da secretaria do Mercosul Cultural deliberaram sobre os temas apresentados durante as reuniões do Mercosul Cultural realizadas nos meses de maio e junho, sediadas pelo Brasil, durante a Presidência Pro Tempore do país.
Segundo o secretário-executivo do Ministério da Cultura do Brasil, João Brant, nesses meses de trabalho, o Brasil tentou imprimir um entendimento de que o Mercosul Cultural é uma parte chave do Mercosul. “Temos tido avanços importantes na área do audiovisual, do patrimônio, da economia criativa, na área de cidades e desenvolvimento, que agora está sendo pautada com mais força. Talvez a maior expressão da integração regional seja a integração cultural”, destacou.
Brant também citou, como uma conquista importante do Mercosul Cultural, a certificação da Ponte Barão de Mauá – que liga as cidades de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, e Rio Branco, no Uruguai – como primeiro Patrimônio Histórico do Mercosul. “No momento em que a gente faz o reconhecimento do primeiro patrimônio do Mercosul, estamos fazendo na verdade um reconhecimento do Mercosul cultural como existente”, afirmou. “Não existe bloco regional que possa se pautar somente por questões econômicas e sociais. Eu diria que há integração entre os povos e, portanto, há integração cultural, que pode determinar o sucesso ou não do Mercosul no futuro. Estamos apostando que o Mercosul cultural tem enorme papel e centralidade nisso”.
O chefe de gabinete da Secretaria de Cultura do Paraguai, Vladimir Velázquez, elogiou a atuação brasileira no exercício da Presidência Pro Tempore do bloco. “O Brasil deu um impulso enérgico às discussões e isso reflete na regulação do Selo do Mercosul Cultural, por exemplo. Foi um período importante para sincronizar as demandas de curto prazo com as de longo prazo. Essa proatividade das discussões busca posicionar a cultura como fator de desenvolvimento”, afirmou. O Selo Mercosul Cultural tem como objetivo ampliar e desburocratizar a circulação de bens culturais.
Agenda intensa
Nos dois dias de trabalho, os participantes aprovaram a criação de uma estratégia de comunicação que envolve a criação de site e perfis nas redes sociais para o bloco, debateram sobre as implementações do Fundo Mercosul Cultural – que no Brasil ainda depende da aprovação do Congresso Nacional – e do Selo Mercosul Cultural. Além disso, representantes das secretarias do MinC e de vinculadas fizeram informes aos participantes sobre as reuniões temáticas realizadas nos meses de maio e junho. Os temas envolveram temas como Diversidade Cultural, Economia criativa e fortalecimento institucional das instâncias do Mercosul, entre outros.
Karine Gonzaga
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.