Cidades urbanas contemporâneas, os clusters criativos como estratégia para o desenvolvimento local

Palestrantes

Ana Carla Fonseca

Ana Carla Fonseca – Professora da FGV. Liderou projetos em multinacionais na América Latina, em Londres e Milão. Entre seus livros estão: Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (Prêmio Jabuti 2007) e Cidades Criativas. É mentora do projeto Sampa CriAtiva, curadora da Creative Industries Development Agency (Inglaterra).  http://vimeo.com/anacarlafonseca (Foto: Saulo Tomé)

Programa

Ao longo das duas últimas décadas os conceitos de economia criativa e de cidade criativa convergiram para recontextualizar a proposta de “cluster criativo”, conferindo-lhe um papel peculiar no contexto urbano e buscando conciliar dimensões sociais, econômicas e culturais. Entendido de forma estratégia, um cluster criativo pode se converter em alavanca estratégia de desenvolvimento local, dialogando com as singularidades do território, estimulando o surgimento ou a aceleração de dinâmicas econômicas e incentivando o sentimento de apropriação e engajamento da sociedade civil com o espaço em que reside e atua. Entender o processo basilar de sua eclosão, a governança que os sustenta e impulsiona, os modos de implementação e desenvolvimento dos clusters, são algumas das questões cruciais que estiveram presentes no Seminário Internacional Clusters Criativos (2013), organizadas nos anais do evento e publicadas agora pelo Sesc SP. No dia será lançada a publicação Seminário Internacional Clusters Criativos – reflexões e inspirações, realizada pelo Sesc SP.

(Foto: Roca Umbert)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.