No Recife, profissionais lançam programa de formações criativas para professores

29.03.2016 –

professores

Professores cursistas durante a formação Produção Criativa com TICs em 2015. Foto: Karla Vidal

 

Um grupo de profissionais pernambucanos está apostando no desejo de revolucionar a Educação através da criatividade e da inovação. Foi com essa missão que desenvolveram o Programa Prof-Lab de formações criativas para professores que tem como objetivo ajudar os docentes a transformar as suas aulas através de métodos e conceitos do Design e muita tecnologia.

Com o mote ‘Professores Desbravadores’ a edição 2016 do Prof-Lab já tem calendário definido para os meses de abril e maio, no Recife. São quatro encontros, cada um deles com quatro horas, em que turmas de até vinte e quatro professores trabalham os temas Design de experiências de aprendizagem, Design Thinking para educadores,Jogos e Educação e Produção Criativa com TICs.

O programa é uma iniciativa independente, capitaneada pelo Estúdio Abble de Aprendizagem em parceria com a Pipa Comunicação e com a ABA Global Education no Recife. A ideia surgiu a partir de encontros entre os profissionais dessas três instituições que estavam sempre juntos em atividades como eventos científicos, projetos de pesquisa, edição de livros e cursos de formação. “Percebemos que havia uma sintonia muito grande entre os nossos esforços para construir cenários de aprendizagem mais inovadores e os desejos de mostrar aos professores que eles podem e devem nos ajudar a pôr em prática essa ideia”, afirma Alex Sandro Gomes, professor da Universidade Federal de Pernambuco e um dos organizadores da iniciativa.

Alex Sandro Gomes, organizador e formador do Prof-Lab, em ação. Foto: Karla Vidal

Alex Sandro Gomes, organizador e formador do Prof-Lab, em ação. Foto: Karla Vidal

 

Assim surgiu o primeiro ciclo de formações, composto por abordagens fundamentais para os educadores interessados em trilhar os caminhos da educação do futuro. ParaAugusto Noronha, líder administrador do Estúdio Abble, o Prof-Lab é um momento de planejamento colaborativo em que os professores aprendizes têm contato com novas formas de educar. “Convidamos formadores com ampla experiência nos temas escolhidos para o que estamos chamando de ‘Fundamentos para uma Educação Inovadora’. Além do currículo, partimos em busca de formadores que oferecem uma experiência diferente aos cursistas. Mais do que uma aula comum, é nosso desejo construir um momento em que os professores cursistas possam explorar conceitos, ter ideias e praticar junto com o formador”, assegura.

As formações do Prof-Lab acontecem em um ambiente especialmente projetado para abrigar situações de aprendizagem diferentes das aulas tradicionais. O espaço iLab fica no prédio da ABA Global Education localizado na Zona Norte do Recife. Atenta aos desafios da educação, a escola já desenvolve com seus alunos experiências em programação, empreendedorismo e cultura maker. “Montamos um laboratório de acordo com o que há de mais moderno. O iLab é uma sala equipada com lousa digital, sistema de som, parede magnética e mobiliário móvel para facilitar o trabalho em grupo e a imersão dos educadores nas atividades”, informa Guilherme Carvalho, coordenador de inovação da unidade de ensino.

Professores cursistas praticando durante formação sobre Design Thinking. Foto: Karla Vidal

Professores cursistas praticando durante formação sobre Design Thinking. Foto: Karla Vidal

A organização do Prof-Lab pôs em prática o que acredita. Da escolha dos temas até a preparação do ambiente é possível perceber o cuidado com a formação daqueles que merecem ter a oportunidade de se atualizar e até mesmo adquirir novas competências. “Nosso principal objetivo é fazer com que os professores não tenham medo do novo. Para isso, estamos propondo situações em que eles possam colocar em prática o que estão aprendendo ali mesmo, com o apoio do formador que também é professor. É uma forma de aprendizagem colaborativa baseada no compartilhamento de experiências. Deu certo na edição 2015 da qual participaram mais de 50 professores”, conclui Karla Vidal, sócia da Pipa Comunicação e integrante da equipe organizadora da iniciativa.

Confira o calendário da edição 2016 do Prof-Lab:

Design de experiências de aprendizagem com os educadores
Alex Sandro Gomes e Paulo André da Silva.
16/ABR/2016 – 8h30 às 12h30

Design Thinking para educadores com o educador

Alessandro Lima.
30/ABR/2016 – 8h30 às 12h30

Jogos e Educação: para além da repetição com o educador
Giordano Cabral.
21/MAI/2016 – 8h30 às 12h30

Produção criativa com TICs com o educador
Felipe de Brito Lima.
28/MAI/2016 – 8h30 às 12h30

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do link: http://www.abble.com.br/prof-lab.

Assista ao vídeo de lançamento da edição ‘Professores Desbravadores’.

Mais imagens das formações em: https://www.flickr.com/photos/estudioabble/

Karla Vidal

WhatsApp: 81991383702

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.