REC-Brasil participa de evento – Manhãs de inovação

 

Ocorreu no último dia 23 de março, no Auditório do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, mais uma edição das Manhãs da Inovação, com a temática “Desafios para Dinamização de Micro e Pequenas Empresas”. O objetivo do evento foi promover a disseminação e o compartilhamento de conhecimentos de interesse das Micros e Pequenas Empresas, tendo como foco prioritário as inovações gerenciais/organizacionais que permitem a obtenção de resultados efetivos no curto eO evento contou com a presença de especialistas, dentre eles, Marco Antonio Silveira (Doutor pela UNICAMP e Coordenador do Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem Organizacional – GAIA) e José Carlos Cavalcante (Pós-graduado em Administração Financeira e Gerente Regional do SEBRAE Campinas). Também estiveram presentes João Rodrigues dos Santos, Diretor Presidente da JRS Computação, Fernanda Bellinaso e Rose Meusburger, membros da Rede de Economia Criativa Brasil, Giovanna Garcia Fagundes, membro da coordenação  da Rede de Agroecologia da Unicamp, e Josué de Menezes, gestor da Aceleradora Empreendedorismo do Bem e da Rede Mercados do Futuro, todos intuídos em apresentar os desafios para a dinamização da inovação, bem como a maneira em que a sua respectiva instituição promove a cooperação através de ecossistemas colaborativos.

 

No que tange ao conteúdo das palestras, Marco Antonio Silveira apresentou aspectos concernentes ao tema da inovação, enfatizando que é possível a pequena empresa superar os desafios do desenvolvimento sustentável através das cooperações. Já José Carlos Cavalcante, do SEBRAE, apresentou que é possível empreender inovando.

No total, o evento reuniu 90 participantes com perfis diferenciados, como Diretores de Empresas, Pesquisadores, Empreendedores, Docentes, entre outros. Ao final das palestras, os participantes e palestrantes estiveram inseridos em uma mesa de debates, com a participação especial do Doutor Carlos Alberto da Silva Lima, Presidente da CIATEC, o que permitiu uma maior interação entre os envolvidos e proporcionou discussões relevantes acerca do tema do evento.

O encontro foi mais um evento do projeto “Dinamização de Micros e Pequenas Empresas”, cujo objetivo geral é desenvolver meios para dinamizar ecossistemas organizacionais de interesse para as MPE. O Projeto abre espaço para que as MPE e entidades afins evidenciem sua abrangência de atuação mercadológica, bem como os pontos de estrangulamento que impactam o crescimento sustentável.

Vale a ressalva de que as Manhãs da Inovação são eventos gratuitos e financiados pelo CNPq, promovidos mensalmente pelo GAIA, grupo sediado no CTI (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer), órgão ligado ao MC,T&I (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.