terça-feira , 21 novembro 2017
Início >> Inovação >> Projeto de realidade virtual fatura prêmio de inovação

Projeto de realidade virtual fatura prêmio de inovação

Com o uso de óculos especiais, dispositivo possibilita comunicação interpessoal dentro de ambiente virtual.

Redação 15/04/2016 – http://empreendedor.com.br/
A everis, consultoria multinacional especializada em negócios e tecnologia, do grupo NTT DATA, em parceria com a Faculdade de tecnologia FIAP, centro de excelência em tecnologia e uma das instituições de ensino mais renomadas do País, e com patrocínio da Liferay, líder em soluções digitais e web, anunciaram o vencedor da primeira edição do everis innovation experience | Hackathon.

A maratona livre de programação teve como desafio o desenvolvimento do protótipo de uma solução em que as interações entre a everis e seus públicos pudessem ser digitais e colaborativas.

O grupo formado pelos estudantes Fabio Luis Lafuente Avila, Rodolfo Izidoro de Morais e Clauber Cesario de Souza, do 4º ano de Engenharia da Computação, pela FIAP, foram os vencedores do concurso com o trabalho Virtual Makers que explora a área da Realidade Virtual. Durante o hackathon, os pesquisadores desenvolveram um projeto/plataforma capaz de promover a comunicação entre pessoas, dentro de um ambiente virtual.

A solução permitirá que duas ou mais pessoas interajam como se estivessem em um mesmo ambiente, não importa a distância em que se encontrem. Elas estarão conectadas por um dispositivo de comunicação interpessoal composto por óculos especiais. Eles possibilitam a visualização de um ambiente no quais os usuários estão, virtualmente, em tempo real. Por meio deste recurso, será possível, por exemplo, realizar reuniões, conferências etc.

“O projeto vencedor se destaca pela forma simples na qual traz a solução de um problema” afirma Roberto Pereira, executivo que lidera as iniciativas de Inovação na everis Brasil. “Estamos contribuindo para incentivar a inovação e o empreendedorismo, além de estimular o desenvolvimento de novos talentos”.

O grupo vencedor do innovation experience | Hackathon terá seu projeto encubado pela everis. Além disso, cada integrante que participou desta solução, recebeu um voucher de R$ 1.000,00, que pode ser trocado em uma loja de produtos eletrônicos e também um voucher de R$ 1.000,00 para que participem do programa Shift FIAP. Este programa contempla cursos da FIAP de curta e média duração nas áreas de tecnologia, empreendedorismo, projetos, negócios e inovação.

Para Roberto Godoy, sócio da área de Tecnologia da everis Brasil, “a primeira edição do everis innovation experience | Hackathon foi muito bem-sucedida e atingiu os objetivos que tínhamos na estratégia de inovação na everis. Agora, precisamos dar sequência aos próximos passos para seguir inovando com soluções tecnológicas como as utilizadas durante o evento, que apresentaram um nível muito alto. ”

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO VENCEDOR

“Com o Virtual Makers, o usuário poderá transmitir de forma visual a maneira em que ele enxerga o problema. Isso seria possível por meio de streaming (transmissão ao vivo) de vídeo, convertido à perspectiva de realidade virtual (da mesma forma que acontece com vídeos 3D, ele ‘espelha’ a imagem para dar à pessoa a sensação de estar dentro do vídeo). Assim, o especialista dentro da perspectiva do usuário poderá compreender muito mais rápido o cenário e, assim, oferecer assistência visual de forma imediata”, afirma o estudante Fabio Lafuente, integrante do grupo vencedor do everis innovation experience | Hackathon.

“Assim como o projeto vencedor, todos os projetos envolvidos têm grande potencial para fazer a diferença no mercado. Estamos muito honrados em incentivar a inovação e o empreendedorismo, além de estimular o desenvolvimento de novos talentos. Precisamos cada vez mais identificar boas iniciativas, que possam contribuir para a sociedade”, destaca Bruno Pimentel, consultor da Liferay e patrocinador do evento.

PRIMEIRA EDIÇÃO DO EVERIS INNOVATION EXPERIENCE | HACKATHON

A primeira maratona de programação promovida pela everis recebeu um total de 55 inscrições. Ao todo, 15 projetos foram à fase final de apresentação. Os trabalhos foram avaliados por um corpo de jurados o qual fizeram parte o Diretor na Telefónica S.A., Pedro Riviere, o sócio-diretor das empresas BuiltCode IT Solutions e BTC Tecnologia, Luciano Gaspar, o consultor da Liferay, Bruno Pimentel, o gerente de Relações Corporativas da FIAP, Ricardo Fortes,  o editor de tecnologia da revista EXAME, Filipe Serrano, o executivo da Associação Brasileira de Startup (ABStartups), Rafael Ribeiro, o sócio de tecnologia da everis Brasil, Roberto Godoy e o executivo responsável pela área de Inovação da everis Brasil,  Roberto Pereira.

A análise dos projetos levou em conta os critérios de aderência ao tema, inovação, foco no cliente, relevância, qualidade da entrega e do pitch. Os outros projetos de destaques foram:

1 – Projeto Vencedor: Fabio Luis Lafuente Avila, Rodolfo Izidoro de Morais e Clauber Cesario de Souza, de São Paulo, que compuseram o grupo Makers edesenvolveram o projeto Virtual Makers. Utilizando o recurso de “Realidade Virtual”, o dispositivo de comunicação interpessoal é capaz de promover a comunicação entre duas pessoas (em tempo real), dentro de um ambiente virtual.

2 – Segundo colocado: Álvaro de Viveiros Neto, Antônio Vinicius, Arthur Prado, Rafael Gregolin, Victor Matos, todos de São Paulo, que compuseram o grupo Smart Connect e desenvolveram o projeto: “Draws Four U”. Com a proposta de transformar linguagem em imagem, a solução voltada para profissionais do segmento corporativo tem como proposta (por meio de Fluxogramas), melhorar os problemas da comunicação verbal para visual.

3 –  Terceiro colocado – Angélica Santos, Flavia Moura, Fernanda Fattu, Rogério Oliveira, Raphael Melo, que compuseram o grupo Evatar e desenvolveram o projeto: “Efetivação na Negociação”. Com a proposta de aumentar a interação com os empreendedores e clientes. O dispositivo de identificação facial – direcionado a executivos e empresários -, mapeia as expressões faciais em tempo real e, somado com outros recursos, auxilia no processo de consolidação de negócios.

Sobre Rose Meusburger

Veja também

Desafio convoca incubadas e startups a desenvolver ideias para construtora

Uma parceria entre o Sebrae, a Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a MRV Engenharia lançou o Desafio Tecnológico Gestão de Bairros. A competição é para empresas incubadas e startups, que deverão apresentar soluções inovadoras que contribuam para a dinamização e uso racional de espaços urbanos.