Boulevarte – Terceira Edição vai abalar Belém (PA)

Centro histórico de Belém é palco da terceira edição do Boulevarte

Evento pioneiro no segmento da economia criativa na capital paraense abre #CidadePrasPessoas em programação cultural na Praça dos Estivadores.

boulevarte belem1O primeiro domingo de junho de 2016, dia 5, promete levar milhares de pessoas à Praça dos Estivadores, Centro Histórico de Belém, para participar da terceira edição do Boulevarte. Precursor de iniciativas que visam o fortalecimento da economia criativa, o evento lança mão do conceito #CidadePrasPessoas para arrastar, literalmente, ainda mais seguidores dessa proposta de valorização cultural da capital paraense durante as onze horas em que é realizado – de 8h às 19h.

Moda, gastronomia, música e as mais variadas atrações artísticas dão vida à programação cultural. Mas o coração que faz essa feira pulsar são os 90 empreendedores criativos independentes e os responsáveis pelos 20 foodtrucks espalhados pelo evento. É para eles e para o público que passar pelo local que Juca Culatra, Artur Espíndola, Grupo Comboio, Vittória Braun, Bravos e outros artistas vão tocar.

Ney Messias, um dos idealizadores da feira e entusiasta desse processo de reconhecimento dos belenenses pela sua história, diz que enquanto os empreendedores são o coração do projeto, juntos, os artistas se constituem na alma dessa iniciativa. “Os nossos artistas são parte da identidade de Belém e é por isso que ficamos emocionados deles nos darem a honra de embalar com suas canções esse evento tão importante para os nossos empreendedores criativos e para a memória afetiva das pessoas. Vida longa a todos eles e ao Boulevarte”, pontuou.

boulevarte belem2Transversalidade cultural

Criado sob uma atmosfera de propagação da cultura, o Boulevarte abre espaço para encontros memoráveis. É o caso do Grupo Comboio, formado por ícones da música paraense, que participa pela primeira vez do evento. No comando de Pedrinho Callado, Edilson Moreno, Edilson Alcântara, Mario Mouzinho, Marcos Campelo, Renato Lu e Zé Old, a banda traz uma combinação das batidas do carimbó, xote, merengue e guitarrada, viajando entre o contemporâneo e o tradicional.

“O Comboio é isso, a união de sete artistas que tem um trabalho solo consolidado. Então unimos essa genética nesse trabalho, festivo e colorido, e o Boulevarte vai ser a nossa terceira apresentação. Ficamos muito felizes de participar desse projeto transversal e de grande público para poder difundir o que estamos fazendo. A expectativa é a melhor possível, até porque lá é onde tem o povo que curte o nosso som, e isso é fundamental para essa troca de carinho”, afirmou Pedrinho Callado.

O samba de raiz também vai ser ecoado pelo Centro Histórico, na voz de Arthur Espíndola, que apresenta seu novo trabalho, “Tempo Deus”, cuja música e clipe foram lançados no dia 14 de abril, em plataformas digitais. Com a participação de Fafá de Belém, o single é um aquecimento para o DVD, que será gravado nos próximos meses. “Além da Fafá ser uma pessoa de expressão muito forte, figura importante para a música brasileira, ela é indiscutivelmente uma grande cantora e deu para a música outro ar”, destacou.

Com a trajetória marcada por um relação intimista com o samba de raiz, Arthur explica a expressão, caracterizada pela influência de sambistas “das antigas”. “O que eu venho fazendo é voltado para compor músicas nesse formato, mas também misturar esse samba com a música amazônica. ‘Tempo de Deus’, por exemplo, mistura Ijexá, que é um ritmo africano; samba brasileiro; e samba de cacete, genuinamente paraense. E ainda tem uma batida de boi-bumbá no refrão”, diz Arthur.

Para o compositor, a segunda participação no evento é o que faz a expectativa ser ainda melhor. “Eu fico muito feliz porque sou fã do projeto. É legal quando a gente faz show num projeto que a gente admira e o Boulevarte é muito importante para Belém. Não só pela parte musical, artística, mas para as pessoas da cidade, os espaços, todo mundo se beneficia. As pessoas que vão para lá vão para consumir arte”, conclui.

Expectativaboulevarte belem

Mais de 40 mil pessoas devem passar pelo evento durante todo o domingo. Nas edições anteriores, 65 mil participantes curtiram a programação e ajudaram a movimentar a economia criativa em Belém. “Nós sabemos que essa edição vai ser maior e por isso estamos preparando tudo com muito carinho não só para os nossos empreendedores independentes, mas também para o público que aprecia o nosso evento”, afirmou Lorena Saavedra, produtora cultural e organizadora do evento.

O Pura Vida foodtruck vai estacionar pela primeira vez no Boulevarte. Brenda Frias, empreendedora criativa, revela de antemão que a expectativa não poderia ser melhor. Com menos de um mês em funcionamento, a nutricionista, ao lado dos irmãos, enxerga no evento uma oportunidade de trocar ideias com outros empreendedores e, principalmente, apresentar o novo negócio às pessoas que incentivam projetos locais.

“É uma grande oportunidade poder semear o que acreditamos que faz bem ao corpo e a mente e principalmente valorizando os nossos ingredientes locais. O nosso sonho nasceu de uma família com os pés nas raízes indígenas, mas que foram contagiados pela culinária contemporânea.   A gente gosta de estar com as pessoas, de música, de natureza e de comida de verdade. E é por isso que queremos participar do Boulevarte”, disse Brenda.

Serviço:

A terceira edição do Boulevarte será no dia 5 de junho (domingo), de 8h às 19h. Serão 90 empreendedores criativos, 20 foodtrucks, levando moda, gastronomia e arte regional, além de intervenções artísticas e a apresentação de participação de Arthur Espíndola, Grupo Comboio, Juca Culatra, Vittória Braun, Bravos, Trio Lobita e o 4⁰ Elemento, 3º Mundo Sound System e In Bust Teatro com Bonecos. Informações no site www.boulevarte.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.