Concurso de vídeos curtos sobre refugiados recebe inscrições até 31 de maio

Iniciativa do Festival do Minuto e da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) é aberto a realizadores amadores e profissionais de todo o mundo. Os melhores vídeos serão homenageados em junho de 2016, em uma cerimônia do Dia Mundial do Refugiado – celebrado em todo o mundo no dia 20 de junho. Saiba aqui como participar.

Para promover o debate sobre o tema do refúgio por meio de vídeos de curtíssima duração, o Festival do Minuto e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) lançaram nesta quarta-feira (2) um concurso aberto a realizadores amadores e profissionais de todo o mundo. Com duração máxima de um minuto, os vídeos poderão ser encaminhados ao Festival até o próximo dia 31 de maio.

Os melhores vídeos serão homenageados em junho de 2016, em uma cerimônia do Dia Mundial do Refugiado – celebrado em todo o mundo no dia 20 de junho –, quando serão entregues troféus oferecidos pelo Festival e pelo ACNUR. O edital do concurso (em português e inglês) está disponível nos sites do Festival do Minuto e do ACNUR no Brasil.

Pioneiro e inovador, o Festival do Minuto completa 25 anos em 2016 e é hoje o maior festival de vídeos da América Latina. Seu formato já serviu de inspiração para iniciativas semelhantes em mais de 50 países pelo mundo.

Desde 2007, o Festival do Minuto tornou-se exclusivamente online, passando a receber e exibir vídeos unicamente por meio da Internet. Cerca de 4 mil vídeos são submetidos anualmente ao Festival, por meio de diferentes concursos temáticos.

De acordo com as regras do “Festival do Minuto: Refugiados”, os vídeos podem ser realizados em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento: câmera de vídeo, câmera de foto digital (sequências de fotos), câmera de celular, animação feita no computador etc. Os realizadores poderão utilizar em cada vídeo até 20 fotos do ACNUR disponíveis em media.unhcr.org.

Os vídeos enviados serão avaliados por uma curadoria técnica, com a participação do Festival do Minuto e do ACNUR. Durante a vigência do concurso, as redes sociais do ACNUR Brasil (facebook.com/AcnurAmericas etwitter.com/ACNURBrasil) e do Festival (facebook.com/festivalminuto, twitter.com/festivalminuto einstagram.com/festivaldominuto) divulgarão alguns dos vídeos recebidos para engajar um maior número de realizadores. Esta divulgação poderá ser acompanhada pela hashtag #minutorefugiados.

Números recordes

A questão do refúgio tem se tornado cada vez mais evidente no Brasil e no mundo, com números recordes de pessoas sendo forçadas a se deslocar por causa de guerras e perseguições.

Atualmente, cerca de 60 milhões de pessoas encontram-se fora de seus locais de origem devido a diferentes tipos de conflitos. Deste total, aproximadamente 20 milhões são refugiados (o maior número desde 1992) – ou seja, cruzaram uma fronteira internacional em busca de proteção. Outros 34 milhões encontram-se deslocados dentro de seus próprios países.

Segundo dados do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), existem no Brasil cerca de 8,4 mil estrangeiros reconhecidos como refugiados pelo governo federal – além de aproximadamente 12 mil solicitantes de refúgio. Os principais países de origem dos refugiados são Síria, Angola, República Democrática do Congo e Colômbia. Estes dados revelam um crescimento contínuo nos últimos anos: o número de refugiados, por exemplo, dobrou entre 2011 e 2015.

Para o diretor do Festival do Minuto, Marcelo Masagão, é fundamental discutir o tema dos refugiados. “Nosso pequeno planeta é um enorme território instável que cria torna a vida de grande parte de seus habitantes um grande inferno, seja pela obrigação de deixar os locais onde nasceram, seja pelas dificuldades de estar vivendo com o mínimo de dignidade nos locais onde habitam”, disse.

“O drama dos refugiados tem pautado os meios de comunicação. Nesta parceria com o Festival do Minuto, o ACNUR abre a possibilidade para que pessoas de diferentes idades, nacionalidades, crenças e opiniões exponham suas opiniões sobre o refúgio e contribuam com a sensibilização deste tema a nível global”, afirma o representante do ACNUR no Brasil, Agni Castro-Pita.

Nestes 25 anos de atividade, o acervo do Festival do Minuto inclui vídeos de cineastas conhecidos como Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”), Beto Brant (“O Invasor”), Anna Muylaert (“Que Horas Ela Volta?”) e Tata Amaral (“Um Céu de Estrelas”).

Serviço: Concurso “Festival do Minuto: Refugiados”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.