5 formas surpreendentes e confirmadas pela ciência para aumentar sua criatividade

15/07/2016 –  POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE

startups; post-it; criatividade; inspiracao (Foto: ThinkStock)

criatividade pode ajudar (e muito) a resolver problemas, tanto no trabalho quanto no dia-a-dia, e algumas atividades simples ajudam a aumentar o potencial de pensar de forma criativa. Em artigo publicado na Fast Company, Amantha Imber, fundadora da consultoria Inventium e autora do livro The Innovation Formula (A Fórmula da Inovação), afirma que um número crescente de pesquisas científicas sugerem que as pessoas podem se tornar pelo menos um pouco mais criativas do que são com a partir de algumas “táticas ou práticas”. Confira:

1. Olhar fixamente para o logo de uma marca

Encarar uma imagem pode ajudar a aumentar sua criatividade? Um estudo realizado pelo professor Gavan Fitzsimons na Universidade de Duke, nos EUA, mostrou que sim: olhar para imagens carregadas de associações, como logomarcas, pode alterar a capacidade de uma pessoa em pensar de forma criativa. Especificamente, o estudo testou as imagens dos logos da Apple e da IBM. A primeira marca é conhecida por sua originalidade e design inovador, enquanto a segunda é mais associada a computadores antigos, na cor bege.

No primeiro estudo, os participantes deveriam olhar para uma dessas imagens. Depois disso, precisariam elencar as possíveis formas de usar um tijolo. Os pesquisadores, então, descobriram que aquelas pessoas que ficaram olhando o logotipo da Apple tiverem desempenho significativamente melhor. De acordo com os pesquisadores, a diferença ocorre porque a percepção das pessoas quanto às duas companhias é oposta. Como os participantes associavam a Apple à inovação, apenas olhar para a famosa imagem da maçã era suficiente para desencadear pensamentos mais criativos.

2. Imagine que você está em um encontro romântico

No momento de acasalar, os machos da espécie de ave Ptilonorhynchidae gastam muito tempo construindo ninhos elaborados e coloridos. A fêmea é atraída pelos machos que constroem os ninhos mais criativos e decorados. Um grupo de pesquisadores da Universidade do Arizona, nos EUA, sugeriu que poderia haver uma conexão similar entre criatividade e relacionamentos.

A partir dessa hipótese, eles criaram um experimento. Os participantes eram convidados a completar uma série de tarefas criativas. Um dos grupos iniciava as tarefas rapidamente, enquanto os pesquisadores pediam que os membros do outro grupo se imaginassem em um encontro romântico antes de começar. O resultado? As pessoas que se imaginavam com um parceiro tiverem melhor desempenho.

Curiosamente, os indivíduos que ficaram mais criativos eram os homens. O efeito foi percebido também entre as mulheres, mas apenas quando elas imaginavam um parceiro confiável. Os resultados, segundo os autores da pesquisa, sugerem que quando os humanos estão realizando atividades que envolvem criatividade, podem atrair companheiros do sexo oposto. Ao longo da história, a criatividade foi uma característica importante para aumentar a capacidade de adaptação. Dessa forma, possíveis parceiros entendem que pessoas criativas têm habilidade para sobreviver aos mais complexos desafios.

3. Se exercite antes do trabalho

O professor David Blanchette e um grupo de pesquisadores do Rhode Island College descobriram que realizar 30 minutos de exercícios aeróbicos pode aumentar a sua capacidade de resolver problemas de forma criativa. Esse efeito dura até duas horas depois do fim da atividade. Então, se você costuma ir a academia depois do trabalho, pode estar desperdiçando esse grande benefício. Seu dia de trabalho poderia ser mais produtivo fazendo essa alteração na sua rotina.

4. Faça um aquecimento

Da mesma forma que não se deve começar a musculação antes de fazer um aquecimento, uma pesquisa sugere que você não deve tentar solucionar um problema sem antes de “aquecer a mente”. Um estudo publicado no Journal of Marketing Research comparou a capacidade das pessoas de resolver problemas depois de brincarem com Lego de formas diferentes. Um grupo recebia instruções para construir algo específico, enquanto os demais participantes deveriam construir o que quisessem.

No fim, as pessoas que receberam instruções resolveram os problemas propostos de forma menos criativa do que aqueles que usaram o brinquedo de forma livre. Então, não apenas tire um tempo para se aquecer antes de começar a pensar no problema principal, mas pense em como se aquecer. Escolha tarefas sem instruções e que deem maior liberdade para pensar.

5. Coma um lanche

O sucesso do pensamento criativo está em tomar boas decisões, e a melhor forma de garantir isso, de acordo com a ciência, é não estar com o estômago vazio. Quando alguém está com fome, seu corpo produz um hormônio chamado grelina, que faz com que as pessoas tomem decisões mais impulsivas. Da próxima vez que precisar tomar uma grande decisão, ou quando estiver em um brainstorming, coma alguma coisa antes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.