Aplicativo converte dados das cidades em música (RJ)

http://jcrs.uol.com.br/

Patricia Knebel
logo porto-maravilha-002
Os sons do trânsito na hora do rush de uma metrópole agora podem virar melodia para ser apreciada pelos usuários. A iniciativa, curiosa e inédita, faz parte de projeto de inovação urbana da Cisco no Porto Maravilha, região portuária do Rio de Janeiro que passa por revitalização. A empresa criou o aplicativo Ouça a Cidade, que reúne dados sobre mobilidade urbana, tempo, engajamento nas redes sociais e conectividade, e os transforma em melodias originais disponíveis em diferente canais para o usuário.
Um software decodifica os dados da capital fluminense e transforma o ritmo e o estilo das músicas de acordo com o fluxo de informações em tempo real. A quantidade de pessoas conectadas é representada pelos sons abstratos e atmosféricos, e o tempo e os sensores ambientais pelos instrumentos de cordas e piano. Variáveis como o dia da semana e a hora modificam o comportamento dos instrumentos.
O projeto conta com a curadoria do compositor e designer de som Robert Thomas, especializado em explorar como a música e som podem reagir aos dados, localização e comportamento. Sua trajetória inclui colaboração com artistas reconhecidos internacionalmente como Massive Attack, Air, JunkieXL, Carl Craig e Bookashade.
Além dos dados do tráfego, a felicidade da região do Porto Maravilha vai influenciar o ritmo do som que os usuários poderão ouvir no app. Isso é possível graças ao Felicitômetro, uma ferramenta que mede a alegria da região com base no monitoramento de mensagens postadas nas redes sociais. Hashtags que utilizem palavras relativas a esse tema e fotos vão influenciar a batida do violão, os instrumentos de sopro e o xilofone.
“Usar a música foi a forma que encontramos de interagir com as pessoas e tocar o coração delas de uma maneira lúdica e criativa”, explica o gerente de programa do Centro de Inovação Cisco Rio de Janeiro, Gabriel Bello Barros. O app Ouça a Cidade está disponível para iOS e Android.
A Cisco é apoiadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e aposta que, por meio da tecnologia, será possível deixar um legado para a região. A empresa implementou a plataforma de rede Wi-Fi da região, que permite acesso gratuito à internet também está possibilitando o desenvolvimento de novas aplicações. “Os dados dos municípios influenciam a vida das pessoas”, acrescenta.
A iniciativa oferece, além da experiência de imersão individual, também vivências coletivas por meio de eventos como o Hora da Música, em que os usuários são convidados a contribuir na criação da trilha sonora. Uma bicicleta vai levar a música criada a partir da contribuição dos usuários para diferentes pontos de interesse da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.