sexta-feira , 23 Fevereiro 2018
Início >> Oportunidades >> Cidades criativas formam rede mundial!

Cidades criativas formam rede mundial!

|Publicado em http://www.dgabc.com.br/ –

Wilson Marini – 18/01/2018

Em 2018, mais três cidades brasileiras – Brasília (Distrito Federal), Paraty (Rio de Janeiro) e João Pessoa (Paraíba) – serão incluídas na Rede Internacional de Cidades Criativas da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). A Capital Federal foi aceita porque se destaca internacionalmente na área do design; a cidade fluminense, no setor de gastronomia; e a capital da Paraíba, em artesanato e artes folclóricas. Entre as cidades brasileiras, já faziam parte da rede de Santos, no Litoral, no segmento de cinema; Belém (Pará) e Florianópolis (Santa Catarina), no campo da gastronomia; Curitiba (Paraná), no design; e Salvador (Bahia), na música. Ao todo, a rede totaliza 180 cidades criativas em 72 países.

Inscrições abertas
Cidades do Estado de São Paulo podem solicitar a participação em uma das sete áreas temáticas do programa: artesanato e artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música. Em encontro recente em Foz do Iguaçu (Paraná), a técnica da Unesco Isabel de Paula incentivou os gestores municipais a participarem da rede de cidades criativas. É preciso ampliar a representatividade no País na rede, disse ela. O objetivo do programa é promover o desenvolvimento urbano sustentável a partir do compromisso com a criatividade e a cultura local e regional.

Visão global, ação local

De acordo com o coordenador do comitê cidades criativas da Unesco, João Cláudio Klautau, fazer parte da rede permite à cidade integrar uma comunidade internacional “em uma promissora e intensa troca de conhecimento, experiências e de negócios”. O foco é potencializar estratégias de negócios e a sustentabilidade, de acordo com a vocação local. Cada cidade tem a sua história e vocação, e pode se organizar para explorar turisticamente o seu potencial. Em novembro último, por exemplo, Belém realizou o Encontro das Cidades Criativas da Unesco, com a presenta de integrantes da organização, vindos dos Estados Unidos, Suécia, México e Turquia, entre outros países. Doze chefs convidados, entre brasileiros e estrangeiros, estiveram presentes. Em junho de 2018, acontecerá a próxima reunião anual das cidades criativas, na Polônia.

Sustentabilidade
O programa de cidades criativas foi lançado em 2004 como forma de cooperação internacional entre cidades que se comprometem a mobilizar indústrias criativas em prol do desenvolvimento sustentável, da inclusão social e da cultura. Essas cidades compartilham experiências e conhecimento entre si e promovem parcerias para fortalecer as atividades culturais, incluindo esses itens nos planejamentos urbanos locais. Indiretamente, as ações criativas são fatores de incremento do turismo, considerado uma das atividades mais promissoras para a economia global nas próximas décadas.

Criatividade
Para a Unesco, a criatividade é fator estratégico para o desenvolvimento sustentável das cidades. A rede de cidades criativas estimula e fortalece a criação, produção e criatividade, especialmente entre os grupos vulneráveis, incluindo mulheres e jovens. E integra as indústrias culturais e criativas em planos de desenvolvimento local. São feitas parcerias entre os setores público e privado, organizações profissionais, comunidades, sociedade civil e instituições culturais. Há também a partilha de experiências, conhecimentos e recursos entre as cidades-membros em todo o mundo, como um meio para promover as iniciativas criativas locais e fomentar a cooperação global para o desenvolvimento urbano sustentável.

 

Sobre Rose Meusburger

Veja também

Márcio do Val fala sobre a importância da Cultura e da Economia Criativa para o desenvolvimento

Márcio do Val - ECAD - fala sobre a importância da Cultura e da Economia Criativa para o desenvolvimento. Campanha do MinC 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *