Curso Gestão Cultural e Economia Criativa tem apoio REC-Brasil – (SP – abr/18)

 GESTÃO CULTURAL E ECONOMIA CRIATIVA
abril 2018 – 32 horas/aula

 

 

Responsáveis

Rose Meusburger – Habilitada pelo MinC-Senac (2013/2015) e pela Universidade Nacional de Córdoba  (2014/2015 – Argentina) em Gestão de Empreendimentos Criativos.  Responsável por capacitação de agentes culturais, sociais, artesãos e gestores públicos. Youtuber responsável pelo conteúdo do canal Elaborando Projetos Sociais e Culturais. (www.elaborandoprojetos.com.br).

Diretora-executiva da Gaia Brasil Gestão Cultural e Economia Criativa desde 2003 (www.gaiabrasil.com.br).

Membro da Comissão Gestora da Rede de Agentes Culturais de São Paulo (2000 a 2006). Gestora (2010 a 2014) e Presidente da Rede de Economia Criativa – Brasil (gestão 2016/2019), Diretoria Financeira (gestão 2014/2016) e Membro do Conselho Consultivo (gestão 2016/2019) da ADRAT – Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê. Membro da Comissão Gestora da Câmara Temática Alto Tietê Criativo – REC-BRASIL (desde 2012).

 

Nichollas Alem – “Bacharel e mestre em Direito Econômico pela USP. Advogado especialista em Direito do Entretenimento com ampla experiência de atuação no setor cultural e de inovação. Consultor da UNESCO em equipamentos de cultura. Fundador e Presidente do Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes. Atuou como consultor na Política Municipal de Economia Criativa de São Bernardo do Campo. Professor e palestrantes em diversos cursos e eventos nas áreas do direito da cultura. Membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual. Foi monitor do curso de Direito Digital da Fundação Getúlio Vargas. Pesquisador na área de financiamento à cultura e desafios jurídicos da nova economia.” – www.institutodea.com
Quer trocar uma ideia? Escreva para nichollas.alem@institutodea.com

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

GESTÃO CULTURAL E ECONOMIA CRIATIVA

Existe uma demanda muito grande por conhecimento em gestão para os segmentos da economia criativa. Este curso de 32h/aula habilitará o participante para a administração do seu empreendimento e seus projetos com a competência que o mercado vem exigindo. Esta atividade disponibiliza informação com profissionais que acumulam uma experiência de atuação nesse mercado de mais de 15 anos.

Público alvo – Podem participar artistas, instituições do terceiro setor, gestores públicos e qualquer pessoa interessada no tema.

Carga horária – 32 h/aula – presenciais – 4 dias de 8 horas

Quando – Dias 6, 7, 13 e 14 de abril de 2018 – das 10h às 20h

Onde – UNIBES CULTURAL – Rua Oscar Freire, 2500 – SP – Estação Sumaré do Metrô SP

Conteúdo Programático

Dia 6 de abril – sexta-feira – Economia criativa – um novo modelo de desenvolvimento

Relação entre economia, cultura, criatividade e desenvolvimento /
Empreendedorismo e economia criativa / Competitividade dos setores criativas / Cidades Criativas – referências e identidades culturais / Mapeamento e Cadeias produtivas dos segmentos culturais

Dia 7 de abril – sábado – Cultura da Participação –

Cultura digital e redes colaborativas / As novas formas de consumo e o consumo colaborativo / Planejamento e gestão de projetos criativos / Diagnóstico e potencialidades / Plano de ação / Competências de gestão / Novas tecnologias, distribuição e visibilidade / Open Business e novos modelos de negócios / Marketing cultural /      Acesso à promoção comercial / Economia da experiência / Design Experience / Valorização do patrimônio e recursos locais / Entretenimento e Turismo

Dia 13 de abril – sexta-feira – Propriedade Intelectual e Relações entre Direito e Cultura

Introdução à propriedade Intelectual / Introdução aos Direitos Autorais / Pontos de atenção em contratos / Tipos de empresa e formas de tributação / Introdução às leis de incentivo à cultura /  Outros aspectos jurídicos relevantes em uma produção

– Políticas Públicas para cidades criativas

Sistema Nacional de Cultura e a importância dos Conselhos Municipais / Políticas de incentivo /  Captação de recursos para projetos / Leis de Incentivo / Comprar e contratar para projetos sociais e culturais / Documentos importantes para a  prestação de contas / Relatórios físicos e financeiros de projetos

Dia 14 de abril – sábado – Gestão de Marketing e mídia para projetos

Ferramentas e materiais de comunicação / Onde e como comunicar / Mensurar para comprovar alcance da divulgação / Realizando portfólio de proponente.

Fechamento e apresentação dos trabalhos realizados pelos participantes durante o curso.

Certificado de participação  – com 80% de presença do participante

Material – Apostila on-line

Inscrições – R$ 556.00 – educacao@unibescultural.org.br

ou pelos telefones: 3065-4337/3065-4347

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Elaborando Projetos Sociais e Culturais

contato@gaiabrasil.com.br

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