Documentário Arquitetura Proibida revela obra de Artacho Jurado

O FILME, QUE PODE SER VISTO LIVREMENTE NA INTERNET, FOI PRODUZIDO COM BASE NO LIVRO ARTACHO JURADO – ARQUITETURA PROIBIDA, DE RUY DEBS

O documentário surgiu como um desdobramento do livro “Artacho Jurado – Arquitetura Proibida”, de Ruy Eduardo Debs Franco, publicado pela Editora Senac São Paulo, em 2008.

Para conceber o projeto audiovisual, Ruy Debs se uniu em 2014 ao arquiteto Ricardo Moreira. Foram realizadas, desde então, ampla pesquisa e coleta de depoimentos de profissionais e admiradores do trabalho de João Artacho Jurado.

Segundo Moreira, o filme “Arquitetura Proibida” busca o equilíbrio entre as visões fervorosas e reticentes sobre a obra de Artacho. “Esperamos contribuir para diminuir os preconceitos sobre ele, contextualizando-o na linha do tempo e da história com seu devido mérito”, explica.

“Para alguns, um arquiteto inventivo, à frente do seu tempo. Para outros, um empresário do ramo imobiliário de mau gosto. João Artacho Jurado, filho de espanhóis anarquistas, nasceu em São Paulo, em 1907. Nunca conseguiu assinar suas obras, mas se transformou no criador do conceito “edifício-clube” no Brasil entre as décadas de 40 e 50”, revela texto de divulgação do documentário.

Ainda de acordo com o texto, Artacho foi perseguido pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e pela patrulha modernista e se mostrou um autodidata. Suas edificações, ricas em cores, elementos decorativos e estilos, também privilegiavam o conforto, o luxo e os espaços amplos, agradando a emergente classe média paulistana da época.

Desenvolvido pela Fundação Gilberto Salvador, o documentário de 52 minutos contou com parceria de fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP). Está sob licença Creative Commons e pode ser conferido livremente na internet.

Fonte:http://arcoweb.com.br/noticias/arquitetura/documentario-arquitetura-proibida-aborda-obra-de-artacho-jurado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.