Empresário conta como criatividade na infância ajudou em negócio com bicicletas

A oficina de customização nasceu após dois amigos darem ao empresário Marco Madjar uma bicicleta e dinheiro para abrir marcenaria; “acredite, meu investimento inicial foi de R$ 2 mil”, relata empresário que atua em São Paulo

Bicicletas que se tornam prateleiras, máquina de café, estufadeira de salgados e até frigobar são algumas das invenções feitas pelo empreendedor Marco Joseph Madjar, de 34 anos, que abriu, em 2015, um negócio chamado Circuito Natural de Rua. A proposta? Fazer bikes personalizadas para outros empresários executarem seus projetos de empreendedorismo.

Sem sócios e trabalhando apenas com parceiros fixos terceirizados de marcenaria e serralheria, Madjar já customizou mais de 60 bicicletas em sua oficina localizada no bairro do Pacaembu, na capital paulista. Entre os clientes, há desde microempreendedores individuais até grandes marcas já consolidadas no mercado brasileiro.

Embora o Natural de Rua tenha surgido em 2015, já por volta de 2010 o empresário experimentou a área de personalização com containers de caminhão. O projeto não vingou, e segundo análise de Madjar isso aconteceu porque, há oito anos, “ninguém enxergava o mercado itinerante de forma profissional como hoje em dia”.

Como não conseguiu vingar com essa ideia, ele decidiu abrir um bar no bairro de Pinheiros, na capital paulista, em 2012. E novamente viu um projeto seu falhar – o que aconteceu junto ao nascimento do primeiro filho, o que tornou a experiência ainda mais difícil.

“Quebrei. Fiquei sem oportunidade de emprego, sem nenhuma entrada de capital e com muitas dívidas para pagar. Mesmo sendo um momento muito duro da minha vida, percebi novamente que a única maneira de me levantar e destacar no mercado seria usando o pouco de energia que eu tinha”, lembra.

O empresário recorda que, de fato, foi muito difícil se reerguer, uma vez que precisou da ajuda de amigos para dar vida ao insight gerado durante um passeio no parque, quando viu um triciclo de carga carregando água.

Sabe aquelas crianças que inventam suas próprias brincadeiras e não precisam de muito para se divertir? Madjar conta que tinha esse perfil, então sempre gostou de customizar e inventar coisas, usando bastante criatividade.

Para ele, o Natural de Rua foi um modo de aproveitar a habilidade desenvolvida durante a infância para fazer o investimento colaborativo de R$ 2 mil valer a pena. “Como sempre tive habilidade e criatividade com projetos manuais, resolvi sozinho tentar fazer a primeira foodbike”, relata.

No ano passado, a perspectiva de crescimento da empresa foi de R$ 500 mil e, atualmente, o empresário espera faturar entre 10% e 15% a mais do que em 2017.

O custo das bicicletas customizadas pelo Natural de Rua varia entre R$ 5 mil e R$ 60 mil. Marco explica que o cliente é ativo durante a produção, uma vez que ele participa da criação e da aprovação dos ajustes necessários para que a ideia ganhe vida e leve o legado do Natural de Rua em diante, que é proporcionar oportunidades para micro e pequenos empresários com modelos de empreendedorismo sobre rodas.

Fonte: IG Economia
Publicado em www.24horasnews.com.br – 22/06/2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.