Design brasiliense se mostra forte e repleto de criatividade – DF

por Guilherme Abarno* – postado em 20/06/2018 em Correio Braziliense -www.correiobraziliense.com.br
(foto: Henrique François/Divulgação)
No mês de maio, 12 designers brasilienses foram selecionados por meio de edital da Secretaria de Estado do Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal para promoverem a arte de Brasília na New York Design Week, em um espaço exclusivo para Brasília. Agora, seis desses artistas e outros, aproximadamente 60, estão expondo seus trabalhos na 1ª Mostra BSB Cidade Design em evento aberto ao público.
A exposição busca reforçar o título recebido por Brasília pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) como Cidade Criativa do Design e mostrar as mais diversas áreas de produção para o público brasiliense se familiarizar. O evento ocorre no mezanino da Torre de TV, até 7 de julho, de terça a domingo, das 10h às 19h.
“A mostra é uma oportunidade incrível para os designers mostrarem os trabalhos e para a população saber o que está sendo produzido em Brasília e também se inspirar. Eu me inspirei desde criança indo em mostras e exposição, vendo a cultura promovida na cidade. Acho que esse movimento tem que ser muito maior. Brasília é uma capital, precisa desse movimento de cultura para promoção de lazer, desenvolvimento humano e de muita inspiração” comenta a arquiteta Rafaela Gravia, que expõe seus mobiliários autorais
A 1ª Mostra BSB Cidade Design conta com 92 obras, que vão de joias, grafismos, movelaria, design de roupas e acessórios, entre outras. As curadoras Gabriela Bilá, Patrícia Herzog, Cristina Malheiros e Tatiana Petra selecionaram 60 artistas, sendo Danilo Vale, Aciole Félix, Joana VP, Rafaela Gravia, Renata Brasil e Stúdio Maré os que participaram do evento em Nova Iorque.
“Meus trabalhos estão na mostra pelo tipo de plataforma que estou apresentando, minhas obras foram impressas em um cimento diferenciado do que tenho feito. Os quadros impressos em placas de cimento foram selecionados para essa mostra de design”, conta o artista Toninho Pereira, que faz desenhos interagindo com a realidade.
Obras individuais e coletivas de 25 designers gráficos também fazem parte da mostra. Cartazes, livros, tipografia, camiseta e capas de vinil estão sendo exibidos na 1ª Mostra BSB Cidade Design, representando 80% da produção autoral de design gráfico da cidade.
BSB Cidade Design
Mezanino da Torre de TV (Eixo Monumental), até 7 de julho, de terça a domingo, das 10h às 19h. Evento gratuito e livre para todos os públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.