Hacking Rio busca soluções inovadoras para o Rio

Evento reúne startups, CEOs e jovens com o objetivo de tornar o Rio uma smart city

Ainda que o Rio de Janeiro venha sofrendo as consequências de uma grave crise fiscal, o estado aparece em primeiro lugar na pesquisa da Endeavor na categoria “Inovação do índice de cidades empreendedoras de 2017”. A capital carioca registra o maior número de agências de fomentos de inovação, mestres e doutores em Ciência e Tecnologia.

Aproveitando esta oportunidade, o Aqwa Corporate, no Porto Maravilha, receberá na próxima sexta-feira (27) o Hacking Rio, um evento de tecnologia e inovação que promete 42 horas de maratona entre hackers e programadores em busca de soluções de impacto para a sociedade e o mercado fluminense, além de várias palestras. Em entrevista ao Instituto Millenium, a idealizadora do projeto, Lindalia Junqueira Reis, explicou que o evento é resultado do movimento Juntos Pelo Rio, grupo focado em inovações tecnológicas para a cidade.

+ Por que o estado do Rio está em crise?

“Desde outubro de 2017, reunimos cem lideranças do Rio de Janeiro para resgatar a cidade como a capital da inovação e empreendedorismo. Dividimos o Juntos Pelo Rio em 12 setores e cada um conta com um líder voluntário: saúde; educação; turismo; jurídico; agronegócio; economia criativa; sustentabilidade; games e mixed reality; financeiro e seguros; mapeamento geral do ecossistema de inovação e tecnologia do Rio de Janeiro; indicadores de empreendedorismo e inovação; e energia, óleo e gás. Em seis meses, esse grupo cresceu e hoje somos mais de 800, daí surgiu a ideia de fazer o hackaton­, uma maratona de hackers que em 42 horas terão que desenvolver alguma solução de impacto social para um problema real dentro dos setores propostos. O segredo do projeto está na colaboração e união de todos, seja de governo, academia, empresariado, investidores e empreendedores”.

Os hackatons funcionarão simultaneamente, e paralelamente serão realizadas palestras com 76 convidados, entre eles o CEO do Descomplica, Marcos Fisbhen; o CTO da OLX, Bernardo Carneiro; e o CEO da Globo Play, João Mesquita – todas empresas com sede no Rio. Para Lindalia, eles representam as startups que impulsionam o mercado e a competitividade global. A expectativa é incluir o Hacking Rio no calendário anual da cidade e futuramente percorrer outros estados para destacar os jovens talentos de todo o país:

“Vamos apontar os caminhos para sermos a primeira cidade inteligente do Brasil, uma smart city. Além disso, no dia 28 terá o 1º Fórum Rio de Internacionalização com investidores e startups de diversos países como Canadá, EUA, Chile, França, Alemanha e Portugal reunidos para mostrar que existem vários programas de fomentos para as startups brasileiras continuarem trabalhando no Rio mas serem promovidas mundialmente”.

Imil no Hacking Rio
Pensando nos leitores do Instituto Millenium, o Hacking Rio criou um código promocional para a compra de ingressos do Rio Hackaton e o Rio Summit. Basta inserir ” INSTITUTOMILLENIUM” no ato da aquisição. Para mais informações, acesse o site oficial do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.