RIO CRIATIVO CHEGA A SÃO GONÇALO: OFICINAS E PALESTRAS GRATUITAS SOBRE EMPREENDEDORISMO

Inscrições para os três dias de imersão, de 24 a 26 deste mês, estão abertas; caravana é a primeira com o Templo à frente da gestão do programa

RIO – Segundo maior município do Estado do Rio, São Gonçalo recebe entre os dias 24 e 26 deste mês a primeira caravana deste ciclo do Rio Criativo, incubadora para empreendedores que estejam inseridos em um dos 21 setores da economia criativa. Programa da Secretaria de Estado de Cultura e gerido pelo Templo, o Rio Criativo oferece durante as caravanas, sempre gratuitas, oficinas e palestras para quem já empreende e para quem quer começar um negócio. Em São Gonçalo, os três dias de imersão, que têm como tema “Empreendedorismo, Inovação e Negócios Sociais”, vão acontecer no auditório do Shopping São Gonçalo, das 10h às 19h. As inscrições estão abertas no site do Rio Criativo (www.riocriativo.com). São cem vagas por dia.

Ao longo dos próximos 18 meses, 12 cidades do Estado do Rio vão ser contempladas com caravanas que tratam de temas tão diversos quanto serviços digitais, marketing, branding e empreendedorismo.  “Escolhemos vir para São Gonçalo primeiro porque, mesmo sendo a segunda maior cidade do Estado, o município tem uma das maiores taxas de desemprego. Queremos que os moradores se vejam como protagonistas no processo de mudança dessa situação e, por isso, estamos levando as ferramentas e os conhecimentos necessários para que eles possam transformar os problemas em soluções e essas soluções em negócios”, conta Letícia Magalhães, coordenadora de conteúdo do Rio Criativo.

Foto Divulgação – Letícia Magalhães – Sede Rio Criativo – Catete

Durante os três dias, quem se inscrever vai ter a chance de participar de seis oficinas e também de palestras/mentorias, nas quais poderá conversar sobre seu negócio ou futuro negócio. As oficinas, com duração de quatro horas, têm temas como “Negócios com propósito e inovação social”, “Do propósito ao protótipo”, “Modelos de negócio para o terceiro setor e captação de recursos” e Negócios culturais que geram impacto social”, entre outros. Entre os mentores estão Murilo Sabino, do Projeto Ruas, e Maiko Pinheiro, do Curto Café. “Pela primeira vez, as pessoas que forem participar das caravanas vão ter acesso a um grupo no Facebook para que continuem conectadas e tenham a chance de conhecer e de fazer negócios com empreendedores de outras cidades”, conta Letícia.

Criado há dez anos, o Rio Criativo é desde junho gerido pelo Templo, rede de inovação e clube de criativos fundado no Rio. Durante os próximos 18 meses, além das caravanas pelos municípios, a capital vai abrigar 13 maratonas para empreendedores. Pessoas de todas as cidades podem participar e as oficinas e palestras/mentorias serão sempre gratuitas. A primeira está marcada para agosto. “O Rio Criativo sempre teve em seu cerne a descentralização das ações de fortalecimento da economia criativa. Já apoiamos mais de 45 mil  empreendedores de 45 municípios das dez regiões do Estado. E é através das caravanas que vamos continuar fortalecendo os empreendedores desses municípios, qualificando cada vez melhor o ecossistema criativo fluminense”, explica Diogo Oliveira, diretor do Rio Criativo.

 

SERVIÇO:

Caravana Rio Criativo – São Gonçalo

Data: de 24 a 26 de julho

Horário: das 10h às 19h

Entrada: Gratuita

Local: Auditório do Shopping São Gonçalo – Rua Frederico Marques, 100.

Inscrições: www.riocriativo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.