Executivas e empreendedoras dão dicas de como inovar nos negócios

Para estas mulheres, inovação é palavra de ordem para quem sonha em fazer sucesso no mercado do futuro

17/08/2018 –  POR RENNAN A. JULIO* em https://epocanegocios.globo.com/

Camila Cruz, da 3M Brasil, fala sobre como investir em representatividade é um ato de inovação (Foto: Divulgação)

CAMILA CRUZ, DA 3M BRASIL, FALA SOBRE COMO INVESTIR EM REPRESENTATIVIDADE É UM ATO DE INOVAÇÃO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

Quatro executivas de variados setores discutiram sobre como aplicar inovação nos negócios. A conversa aconteceu no último dia da Conferência de Inovação da Anpei 2018, que aconteceu nos dias 15 e 16 de agosto de 2018 na cidade de Gramado (RS). As executivas foram Camila Cruz, diretora de P&D da 3M Brasil; Diana Jungmann, CEO da 14Bisness; Jeane Tsutsui, gerente de P&D do Grupo Fleury; e Vanessa Martins, fundadora da oficina Torigoe Automotiva Sustentável. As representantes são responsáveis por projetos de inovação e de emancipação feminina dentro de empresas.

Camila Cruz tem como projeto atrair e desenvolver líderes femininas dentro da sua organização. Diana é doutora formada em biofísica e fundadora da 14Bisness, uma consultoria de propriedade intelectual. Jeane Tsutsui está à frente de projetos que utilizam a inteligência artificial na luta contra o câncer dentro do Grupo Fleury. Vanessa, por sua vez, assumiu a oficina mecânica do seu marido para transformar o negócio em referência em sustentabilidade no mercado brasileiro.

Abaixo, confira dicas das executivas para você inovar dentro do seu negócio.

Estude
Para todas as empreendedoras, capacitação intelectual é palavra de ordem. Segundo Vanessa, se não fosse pelas pesquisas que realizou no campo da sustentabilidade, seu negócio não se tornaria referência no país. Jeane concorda – a executiva afirma que precisa estar por dentro do que há de mais novo na tecnologia dentro do seu trabalho.

Viaje
Diana acredita que a maior lição que aprendeu na sua jornada foi ser feliz. Se as pessoas estiverem bem, fica mais fácil fazer um bom trabalho. Por isso, indica a todas as empreendedoras e executivas a viajarem o mundo. “Conhecer outros pontos de vista é de uma riqueza sem fim. No mundo, você aprende a fazer mesmo com medo.” A empreendedora diz que para as mulheres o caminho é ainda mais difícil. “A mulher tem que criar uma segurança interna e ir para cima. Para nós inventarmos, é desafio atrás de desafio.”

Conheça novas tecnologias
Jeane tem como missão, dentro do Grupo Fleury, criar valor e sustentabilidade no setor médico. Para isso, precisa estar por dentro do que há de mais novo no campo: a medicina de precisão. Com muito estudo, tornou-se especialista na questão da análise de dados médicos e inteligência artificial. Hoje, utiliza essas tecnologias na luta contra o câncer. “Temos no país questões que precisamos encarar de frente. E as mulheres precisam estar dentro desse debate.”

Não deixe ninguém entrar no seu caminho
Diana viu o casamento ruir depois da terceira formação acadêmica, quando se formava doutora na Inglaterra. “O casamento não costuma dar certo quando a mulher quer crescer e crescer”, diz. Em vez de desistir do seu sonho, deixou o marido, tornou-se uma executiva de sucesso e abriu o seu próprio negócio. Vanessa sempre ouviu do marido que ela não deveria largar tudo para assumir sua oficina mecânica. Mesmo assim, ela viu uma oportunidade e transformou a pequena oficina na Zona Leste de São Paulo em uma referência para o país. “Não deixe ninguém falar o que você deve e não deve fazer.”

*O jornalista viajou a convite da Anpei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.