Tecnologia impulsiona negócio

Até o retorno do investimento em marketing digital pode ser monitorado pelo próprio sistema

Já imaginou entrar em uma loja onde já é cliente e, por meio de uma plataforma de reconhecimento facial, o vendedor ter acesso a seu perfil de compra para te oferecer o que mais se parece com você? Ou se cada vez que você desistir de levar um produto, sua atitude entrar em uma estatística de mapeamento dos principais motivos de descontentamento dos consumidores? Essas ferramentas já existem.

“Há empresas trabalhando na geração de inteligência artificial para melhorar a rotina no varejo. E várias delas estão preocupadas em tirar esses negócios da exclusividade do meio físico, para que eles sejam inseridos no meio virtual”, afirma Victor Mota Ferreira, analista da unidade de comércio e serviços do Sebrae Minas.

O problema é que a resistência ainda é grande. “Muitos empresários se negam a enxergar a importância da inovação. Mas aquelas que aceitam fazer esse investimento conseguem se diferenciar e oferecer uma experiência melhor de compra para os clientes”, afirma Ferreira. O que eles nem sempre pensam é que o olhar do outro traz nova perspectiva. “O empresário fica tão envolvido com o negócio que às vezes não consegue ver as saídas. E alguém de fora pode trazer essa praticidade”, explica Mateus Ribeiro, CEO da Adwizard.

A startup, um dos destaques do programa Varejo Inteligente neste ano, faz sugestões automatizadas para criação de anúncios para varejistas. Por meio de uma análise do perfil dos clientes, a plataforma consegue indicar quais propagandas devem ser feitas, direcionadas para que tipo de pessoas, por quais meios e quais palavras são mais adequadas.

Além disso, o sistema monitora o retorno do investimento. “Depois da criação do anúncio, a plataforma sugere alterações que podem ser feitas com um clique só”, explica Mateus Ribeiro. O aplicativo também faz comparações do anúncio daquele cliente com os dos concorrentes.

Também apontada como uma das melhores soluções participantes do Varejo Inteligente, a Contador Agora permite que empresas tenham assessoria contábil grátis para questões simples. “A plataforma ajuda os lojistas com essa gestão e faz marketing digital para as empresas de contabilidade”, afirma o CEO da startup, Almir Ribeiro.

Vendedores alimentam dados

Com um aplicativo adotado há três anos, a equipe da óptica Centro Visão mapeia o perfil de compra e os motivos de desistência. Cada cliente que sai da loja entra para a planilha de dados alimentados pelos vendedores.

Assim, é possível saber o tíquete médio em cada uma das 18 lojas do grupo, o tipo de óculos mais vendido e as razões para o encalhe de produtos. Além disso, é possível avaliar o trabalho dos vendedores. A mesma plataforma controla estoque e alerta para a necessidade de aquisição de algum item.

“Nós conseguimos saber se a desistência é motivada, por exemplo, por alto preço ou mau atendimento. Se o mesmo vendedor perder muitas vendas, percebemos que ele precisa de treinamento. Depois que fizemos o investimento, temos conseguido ofertar mais do que um produto”, afirma o diretor comercial da rede, Fernando Cardoso. Como resultado, neste ano, o faturamento da empresa deverá crescer 9%.

“Com a comodidade das lojas virtuais, buscamos fidelizar os clientes. Só se ele tiver uma boa experiência vai sair de casa, pegar o carro, enfrentar o trânsito. Por isso, temos levado tão a sério a inovação”, afirma.

Resultados

Inovação. A aposta em tecnologia pode gerar resultados em poucas semanas, segundo especialistas. A disponibilidade de dados e a interpretação deles, feita pelas plataformas digitais, tornam maior a chance de acertos das ações.

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