CONSELHO CONSULTIVO

Conselho Consultivo

Artigo 28 – O Conselho Consultivo é o órgão responsável por auxiliar o Conselho Diretor na elaboração de Planejamento Estratégico em função dos objetivos da Instituição. Será composto por associados consultores, convidados ou indicados pelos associados fundadores.

A convite do Conselho Diretor novos profissionais chegam para compor o CONSELHO CONSULTIVO e colaborar com a construção da rede e novos projetos.

         Adriana Belic

– Adriana Belic – Parecerista, curadora, gestora cultural. Graduada na área de ciências humanas, é especialista em Música & Negócios (PUC/RJ 2020), especialista em Gestão e Políticas Culturais (Univ. Girona/Espanha 2018) e em Gestão de Negócios (Senac/SP 2015). Atua há mais de 30 anos na formulação de parcerias e estratégias de projetos nacionais e internacionais de arte e cultura. Está eleita para a Diretoria de Relações Institucionais da SLOBRAZ – Câmara Comercial Brasil Eslovênia (Gestão 2022 – 2023). É diretora técnica da Agência Belic Arte.Cultura e da Belic Music, selo e editora musical.

       Allan Szacher

– Allan Szacher – Idealizador do Festival Pixel Show, Revista Zupi e Zupi Space. Formado em Comunicação pela FAAP, Artes Gráficas pela Billy Blue School na Austrália e pós graduado em Curadoria na Belas Artes. Trabalha como editor, curador e art manager desde 1993. Palestra em eventos, empresas, faculdades no Brasil e no mundo.

               Ary Scapin

–  Ary Scapin – Mestre em Design, pós-graduado em Marketing, graduado em Administração de Empresas e formado em Artes Cênicas.
Atuo como gestor de projetos ligados aos setores que compõem o quadro da Economia Criativa. Atualmente aplico meus conhecimentos na Gerência de Programas e Projetos da ADE SAMPA – Agência de Desenvolvimento de São Paulo. Gerencio programas e projetos de fomento ao empreendedorismo, tais como o VAI TEC, Amplifica Cine, Fábrica de Negócios entre outros programas da ADE SAMPA e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da cidade de São Paulo, cujo propósito é de acelerar empresas localizadas em áreas de alta vulnerabilidade econômica e social do município de São Paulo.
Atuei como consultor especialista nas empresas Casa Aguinaldo Silva de Artes, ABD-Design de Interiores, SEBRAE-SP e como professor convidado no Instituto Europeu de Design e FAAP.
A formação diversificada de minha vida acadêmica, possibilitou o desenvolvimento de um olhar sistêmico para a gestão de projetos e a vivência multidisciplinar adquirida ao longo de minha vida profissional aguçaram o meu interesse e a minha criatividade, o que me leva a ser um profissional com múltiplos olhares para as tendências de mercado e visões de futuro.
Possuo especial interesse por temas relacionados à montanhismo, empreendedorismo, criatividade, tecnologia e inovação.

       Davidson P. Kaseker

– Davidson P. Kaseker – Mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo (PPGMUS-USP). Graduado em Letras pela USP (1983). Fiz especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (ES), Administração de Empresas pela FAAP – Faculdades Armando Álvares Penteado, Gestão e Política Cultural pela Universidade de Girona (ES)/Itaú Cultural e em Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Fui secretário municipal da Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Itapeva no período de 2007-2012 e membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat, no período 2019-2020. De 2013 a 2021 fui diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP). Em fevereiro de 2022, assumi a gestão do Museu das Culturas Indígenas, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari.

      Decio Coutinho

– Decio Coutinho – Gestor de projetos com ênfase em Cultura, Turismo e Criatividade. Sou   colunista de Economia Criativa na Band News FM Goiás. Autor da metodologia de desenvolvimento territorial e setorial “Giros Criativos”. Realizador e curador de 05 edições do FICC – Fórum Internacional de Cidades Criativas, realizados em 2013, 2017 e 2018 em Goiás, 2019 no Tocantins e 2021 em Franca – SP. Pesquisador, professor e curador em diversas instituições.

           Edson Caeiro

Edson Caeiro – Ator e Pesquisador Teatral; trabalhou com Antunes Filho no Sesc CPT-Consolação e Adgur Kove (Gitis-Moscou). Idealizador e Coordenador do Teatro nos Parques, 2009-2020
Idealizador da Mostra Encena Parque em Piracicaba 2014
Idealizador da Mostra infantil Circuito Cultural Osasco 2016 a 2018
Idealizador do Grupo de Pesquisa O trabalho do Ator-criador Funarte e Proac 2016
Idealizador Caravana da Arte, arte de rua em Guarulhos e Cubatão 2017

       Felipe Zamana

Felipe Zamana – Professor, Pesquisador, Palestrante e Consultor Estratégico dedicado a explorar a Criatividade aplicada ao Desenvolvimento Educacional, Cultural, Social e Organizacional.
Atua principalmente nas áreas da Criatividade, Inovação, Liderança, Educação e Futuro do Trabalho.

        Jair Marcatti

– Jair Marcatti – Sociólogo e historiador, foi professor das disciplinas Diplomacia Cultural e Cerimonial e Protocolo, do curso de Relações Internacionais da ESPM, professor de Etiqueta Corporativa nos cursos de férias da ESPM, professor do MBA em Gestão do Luxo da FAAP, professor da disciplina Mercado do Luxo, do curso de MBA em Varejo da FIA-USP.

       Maria Nilda

– Maria Nilda R. Santos – estudou Jornalismo e Comunicação Organizacional, atua como gestora de projetos socioculturais/ambientais  e estratégias de desenvolvimento institucional. Idealizou e dirige o projeto Deslocamento Criativo – Conectando Migrantes à Economia Criativa, e realiza consultorias em áreas correlacionadas, incluindo ligadas a temática ambiental.
O projeto Deslocamento Criativo é uma iniciativa  de Impacto Social que visa identificar e contribuir para a sustentabilidade de refugiados e migrantes contemporâneos que atuem, ou queiram atuar, na área da economia criativa.

            Patrícia Bernal

 – Patrícia Bernal – Especialista em Audiovisual e Conteúdo Multimídia, documentarista, jornalista-curadora do IH!CRIEI, portal de conteúdo que cria e compartilha conteúdos que abordam temas ligados a negócios, empreendedorismo e carreira nas áreas da Economia Criativa.

Fundadora da empresa IH!CRIEI, especializada em criação de conteúdo online, Youtuber do canal de empreendedorismo audiovisual Câmera na Mão. Além disso, é fundadora do grupo MUFA (Mulheres Filmmakers e do Audiovisual), projeto social de incentivo às mulheres que trabalham na área. Seu projeto de pesquisa “Por que a Criatividade” está em desenvolvimento, e tem como tema central trazer as perspectivas dos profissionais que atuam no mercado criativo e todas as suas problemáticas de carreira e trabalho, além de um panorama sobre os impactos da Economia Criativa na sociedade. Também possui o projeto Soul do Audiovisual, com foco no mercado audiovisual feminino, criado em 2022.

Trabalha há mais de 14 anos com comunicação e conteúdos multimídia para empresas de pequeno, médio e grande porte, além de empreendedores individuais e o mundo das startups. Além de criação e produção, trabalha também dando mentoria e cursos de audiovisual, e conteúdo multimídia criativo para setores de marketing. 

Bacharel em Comunicação Social em Jornalismo pela PUC-CAMPINAS e ANHEMBI MORUMBI, Pós-Graduanda em Gestão em Economia Criativa, pela Faculdade Belas Artes-SP.

       Paula Marques

– Paula Marques – Empreendedora há 4 décadas, com experiência bastante diversa. Na década de 1980 iniciou carreira na produção cultural em teatro, cinema, show business e na elaboração de projetos e propostas para empresas e editais públicos e corporativos. Entre 2000 e 2013, em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha, dedicou-se à elaboração de projetos de missões e feiras internacionais. Por mais de 15 anos, atendeu instituições como Sesc SP, Sebrae de vários estados, entre outros parceiros, como consultora e facilitadora em jornadas de empreendedorismo. A partir de 2017, atualizando linguagens e ferramentas, ingressou para a comunidade de startups de São Paulo, a Zero Onze, e mergulhou no ecossistema de inovação. Sempre buscando novas oportunidades, segue atualizando linguagens e desenvolvendo metodologias no atendimento a empreendedores e empreendimentos.

     Ronaldo Bianchi

– Ronaldo Bianchi – Bacharel em Administração Pública pela FGV, Mestre em Administração pela PUC-SP, MBA Executivo Internacional pela FIA-USP e Conselheiro Certificado pelo IBGC.
Experiência profissional: Diretor da Bianchi & Associados, Diretor do Grupo Gerir, Diretor Executivo do Instituto Lina Bo Bardi; Diretor Executivo do Instituto Pensarte, Vice-presidente da TV Cultura, Secretário Adjunto da Cultura do estado de São Paulo, Vice presidente do Itaú Cultural, Superintendente do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Gerente Administrativo do Memorial da América Latina.
Conselhos e outras funções: Conselhos na FIESP: da Indústria Criativa e da Infraestrutura.  Revista Interesse Nacional; Presidente da Comissão de Organizações Sociais da Secretaria de Estado da Cultura em São Paulo, membro do Comitê Gestor de Museus do IPHAN; da Comissão de Análise de Projetos Culturais da Secretaria Municipal de São Paulo. SESI São Paulo, FDE (Fundação de Desenvolvimento da Educação), Emplasa (Empresa de Planejamento Metropolitano S.A.), IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica), Conselho Estadual da Cultura de São Paulo e da Organização Social São Paulo Leitura. Parecerista das últimas edições do ProAC- Editais.

Rose Meusburger

Rose Meusburger – Gestora em Empreendimentos Criativos – Youtuber – Administradora
Desde 2003 capacitando agentes culturais e gestores públicos, além de administradores em ONG’s e coletivos artísticos.
Todo esse conhecimento está à disposição de qualquer interessado em um canal no YouTube. Nasce em 2016 o Canal no Youtube “Elaborando Projetos”  com informações importantes para quem quer elaborar seus projetos artísticos, culturais, e associações sem fins lucrativos e coletivos.
Estão disponíveis e gratuitas, no canal, ao menos 16 playlist´s específicas.
Gestores Públicos também contam com informações importantes para implantar e fomentar seus conselhos de cultura.
Recentemente e por conta da COVID-19 também abordou o tema LEI ALDIR BLANC colaborando com artistas, coletivos e gestores públicos em todo o território nacional.
O Canal também compartilha informações sobre a Lei Paulo Gustavo.
Canal Elaborando Projetos foi finalista no PRÊMIO BRASIL CRIATIVO-2019. 

Presta suporte para implantação da LPG (Lei Paulo Gustavo) e LAB2 (Lei Aldir Blanc 2).
Durante a pandemia participou como escritora no livro SALVE A CRIATIVIDADE! A CRIATIVIDADE SALVA! Disponível para download gratuito!
Há vinte anos com parceiros importantes em todas as instâncias e gerenciando empreendimentos criativos – Ministério da Cultura – Secretarias de Cultura Estaduais e Municipais – profissionais da Gestão em Empreendimentos dos segmentos da Economia Criativa.
Atua na Gestão de Redes de Relacionamento (RAC-SP – Rede de Agentes Culturais do Estado de SP (2000 a 2006) e Rede de Economia Criativa Brasil (REC-BR desde 2011). 

Atuou também como liderança local para o Dia Mundial da Criatividade – Alto Tietê (SP)  (Itaquaquecetuba – 2019 e Suzano – 2020). Em 2021 realizou suporte às lideranças do Alto Tietê. Em 2022 – realizou articulações para a expansão do evento com indicação de novas lideranças.

      Silvio Vasconcellos

Silvio Vasconcellos – Professor titular do quadro do Programa de Pós-Graduação em Administração da ESPM, de São Paulo. Pesquisa o tema criatividade organizacional e economia criativa, associando a empreendedorismo, capacidades organizacionais e desenvolvimento de competências. Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Ministra a disciplina de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo, no stricto sensu, além de diversas disciplinas de pós-graduação lato sensu em várias universidades no Brasil.

       Simon Szacher

– Simon Szacher – Administrador de empresas, auditor, consultor, instrutor de treinamentos, captador de recursos e novos negócios / parcerias, estrategista, gerente de projetos, especialista em eventos, gestor e produtor cultural.
Gestor do maior evento de criatividade da América Latina, o Festival Internacional de Criatividade PIXEL SHOW, feito pela ZUPI desde 2005. Captador de Recursos e Fundraiser – patrocinios (via verba de marketing e/ou leis de incentivo fiscal), anunciantes, parceiros, apoios, investidores, etc.)

         Valesca Bender

– Valesca Bender – garimpeira de gente boa e lapidadora de talentos. Facilitadora do protagonismo criativo ao estimular a inovação pessoal, transversal e empreendedora nas mais diversas áreas. Incluindo o empoderamento da criatividade entre estudantes universitários, jovens empreendedores e criadores, bem como o diálogo dessas competências para potencializar as ciências e o protagonismo das mulheres.
Mestranda em Design de Comunicação (UMINHO – PT), Máster en Innovación Social Playground Education Learning by Helping (ES), Master of Environmental Innovation Playground Education (ES), Especialista em Moda e Joalheria (ULBRA-RS), em Arquitetura de Luxo (UNIVALI-SC) e em Design de Comunicação (UMINHO -PT).
Pesquisadora de comportamento de consumo e apaixonada por cultura, tecnologia, arte, cinema, futurismo e criatividade. É fundadora da consultoria Figital.cc onde atua como foresight e facilitadora de inovação fazendo conexão colaborativa entre cidades criativas e inteligentes em diversos países, e educando empreendedores da economia criativa sobre moda digital, empreendedorismo, design thinking, consumo e comunicação. Colabora como pesquisadora sobre criatividade/invovação/educação e Media Information Literacy no grupo Toth Criarcom/USP; que desenvolve estudos pioneiros sobre Cidades MIL em parceria com UNESCO. Líder do World Creativity Day Braga e host do podcast Innovation Ladies.

      Vanessa Kukul

– Vanessa Kukul – Consultora de inovação e educação corporativa. Pesquisadora de Economia Criativa.  Professora de Cursos de Pós- Graduação e cursos livres nas áreas de Criatividade, Inovação, Empreendedorismo e Economia Criativa. Mestranda em Turismo e Hospitalidade pela Universidade de Caxias do Sul/RS – Bolsista CAPES/PROSUC. Especialista em Gestão da Inovação – Economia Criativa. Bacharel em Administração pela Universidade de Caxias do Sul/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.