Nossa História

O relacionamento em rede é essencial para o “network” contemporâneo.

A REC Brasil nasce de uma experiência de mais de 5 anos com programas de relacionamento e intercâmbio cultural e desenvolvimento profissional e educacional:

  1. RAC-SP – Rede de Agentes Culturais de São Paulo – Programa de Fomento à Gestão Cultural do Sebrae-SP – (2000 a 2006)
  2. FÓRUM GAIA BRASIL – Encontros com profissionais das áreas de Educação, Cultura e Meio Ambiente (2011)
  3. I Fórum Internacional de Economia Criativa – organizado e realizado em parceria com o Instituto Europeo di Design com apoio de várias organizações e profissionais de Economia Criativa nacionais e participação internacional da Professora Belén Elisa on-line da Espanha (2012)

Estes eventos somados contam com mais de 200 participações entre palestras, feiras, encontros de pontos de discussão, formação de projetos e rodada de negócios para públicos os mais diversos (gestores sociais, culturais, empreendedores a articuladores culturais, estudantes de segundo e terceiro graus, gestores públicos, professores, etc.)

Constatamos que muitos empreendedores surgiram destas iniciativas em diversos setores, e também muitas dúvidas que, ao longo do caminho foram sendo solucionadas graças a encontros com profissionais de diversas áreas e pontos de discussão entre os membros participantes da rede, como também novos projetos foram fomentados com profissionais desta grande cadeia de relacionamentos.

Assim em 2011 preparamos o nosso Termo de Referência que começou a dar organização e norte a todos os trabalhos que estavam em desenvolvimento.

Em novembro 2014, tendo em vista as demandas que surgiram o grupo gestor da REC-Brasil com todos os seus parceiros decide pela formalização.

Em março 2015 com a aprovação do Regimento Interno os trabalhos começam a se fortalecer e novos desafios surgem.

Em seguida as Câmaras Temáticas são formalizadas.

Iniciamos parceria com a SUTACO-SP em agosto de 2016 para projetos em comum fortalecendo a comunidade de mestres artesãos.

Ao mesmo tempo começam outras ações e projetos com importantes parceiros na cidade sede da REC-Brasil (São Paulo) incluindo Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes – Observatório de Economia Criativa da ESPMUNIBES CULTURALIED-SPInstitudo Iddea Cultural – etc.

Em 2018 Conselho Diretor é alterado – veja a nova configuração.

Em 2019 iniciamos parceria com ZUPI Produções – responsável pelo FESTIVAL PIXEL SHOW para a realização de atividades conjuntas.

Com a pandemia (2020 / 2021) várias das atividades com apoio e parceria ZUPI aconteceram on-line incluindo as ações do  TERMO DE FOMENTO 019/SPAR/SMC-G/2020  – Atividades REC BRASIL – PIXEL SHOW – 1a. Edição de Oficinas e Palestras Sharp Talks

Veja nossos relatórios de atividades disponíveis neste site!

Saiba como participar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.