A REC Brasil é uma Rede de incentivo à Economia Criativa. Uma OSC (Organização da Sociedade Civil) com 10 anos de atuação fazendo conexões entre empreendedores e empreendimentos, cultivando o relacionamento e aprimorando a comunicação do setor.
Atuamos na elaboração, gestão e administração de projetos culturais, sócio educativos e transdisciplinares com foco na economia criativa.
Missão
Interagir em rede realizando conexões criativas fomentando o empreendedorismo em todo o território nacional
Visão
Economia Criativa como ferramenta para o desenvolvimento econômico brasileiro.
Objetivos
– Articular e estimular o fomento de empreendimentos criativos com o desenvolvimento de tecnologias sociais para a organização em redes e coletivos;
– Conscientizar educando para competências criativas de todos os segmentos da EC e de agentes cuja atuação exige visão de mercado, capacidade de gestão e conhecimentos técnicos, artísticos, de gestão e humanização;
– Conectar a Produção, circulação/distribuição e consumo/fruição de bens e serviços criativos;
– Contribuir e incentivar, proteger e valorizar a diversidade criativa brasileira;
– Buscar a conexão em universalizar o acesso dos investidores à fruição e à produção criativa em todas as suas possibilidades.
– Ampliar a participação da criatividade no desenvolvimento socioeconômico sustentável com investidores.
– Movimentar os sistemas de participação social na gestão das políticas públicas dentro de todos os segmentos da economia criativa estabelecendo conexões entre membros da rede;
– Esclarecer e educar sobre os conceitos de Rede e de Economia Criativa;
– Criar ferramentas específicas para a utilização dos membros em projetos inovadores, criativos e sustentáveis.
De acordo com o escritor norte-americano Paul Dickson (1972), think tanks podem ser chamados de fábricas de ideias. Também podem ser traduzidos como círculo de reflexão ou laboratório de ideias. Think, na língua inglesa, pode ser traduzido como ‘pensar’; já a palavra tank significa ‘tanque’, ‘reservatório’, por isso o termo think tank pode ser traduzido como ‘grupo de reflexão’, ‘laboratório/fábrica de ideias’, como mencionado anteriormente. O “2017 Global Go To Index Report” considera think tanks como “organizações de análise e compromisso de pesquisa sobre políticas públicas”.
Inicialmente, a tentativa de encontrar um significado satisfatório dessa expressão chegou à conclusão que think tank seria uma associação de indivíduos especializados, formando instituições e/ou organizações, proporcionando pesquisas e discussões sobre assuntos políticos, econômicos, estratégicos, englobando também diversos outros temas, sendo estas pesquisas tanto sobre problemas domésticos quanto internacionais. |
Os think tanks, dessa forma, estruturam-se para produzir conhecimento sobre um tempo indeterminado, não sendo formados para uma situação em especial.