Garimpagens de Ana Carla Fonseca

ana carla

Junho traz lindas notícias para nossas trilhas criativas! Primeiro, minha tese de doutorado, “Cidades Criativas”, a primeira sobre o tema no país, foi escolhida pela FAU-USP, dentre todas as defendidas no biênio 2011-12, para representar a instituição no prêmio Teses de Destaque USP. Segundo, para satisfação de todos nós, estamos no Prêmio Claudia 2013! Confesso que, mais do que ser finalista no prêmio feminino mais importante da América Latina, o que me completa é ver que economia criativa e cidades criativas estão na categoria “negócios” (http://premioclaudia.abril.com.br/finalistas/ana-carla). Tão logo a votação popular esteja aberta, encaminharei o link para que nos engajemos nos votos!

Enquanto isso, nossas andanças continuam. Após uma garimpagem de experiências criativas na Holanda, na semana de 10/06, a convite do governo do país, engataremos em três oficinas de economia criativa e cidades criativas no Tocantins. Seguindo o sucesso de iniciativas similares ocorridas em 16 cidades de São Paulo, 10 do Paraná e 10 da Bahia, estaremos em Porto Nacional no dia 17, em Arraias no 18 e em Araguatins no dia 20, por realização do SEBRAE TO. No sábado 22 teremos uma palestra na “II Conferência Municipal de Cultura de Jacareí”. Já nos dias 27 e 28 assinamos a curadoria do “Seminário Internacional de Clusters Criativos”, na Fecomercio São Paulo (programação em anexo). Todos os encontros são gratuitos, mediante inscrição.

Para os aficionados por textos, vale ler “Quando o futuro não é réplica do passado” (www.canalrh.com.br/mobile/artigo.asp?o=%7B1E3CCA02-9B7E-4FA7-B7B1-ABE3A8486E33%7D), relatando a experiência de Ibirataia. Outros artigos, como “Encontro coloca em pauta rumos da economia criativa” (Zero Hora, 06 Mai 2013) estão disponíveis em www.garimpodesolucoes.com.br

Por fim e atendendo a pedidos, os documentários do projeto www.criaticidades.com.br entraram no ar! Meus agradecimentos aos peritos maravilhosos que aportaram suas reflexões e experiências. Personagens da envergadura de Danilo Santos de Miranda, Jorge Wilheim, Mauro Munhoz, Graça Cabral, Joice Joppert Leal, Waldick Jatobá, Caio Luiz de Carvalho, Lidia Goldenstein, Jum Nakao e ainda colegas de fora, como John Howkins, Charles Landry, Anamaria Wills e Tom Fleming, para ater-me a alguns. Os links encontram-se abaixo.

Um abraço e até julho!

Carla

 

Vídeos Criaticidades

Economia criativa: http://tal.tv/video/economia-criativa

Design e moda: http://tal.tv/video/design-e-moda

Cidades criativas: http://tal.tv/video/cidades-criativas

Paulínia e Paraty: http://tal.tv/video/paraty-e-paulinia

Empreendedorismo criativo: http://tal.tv/video/empreendedorismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.