As 25 pessoas mais influentes da cultura de internet brasileira em 2013

Com nossos smartphones, já não sabemos mais quando “estamos online”, já que nunca desconectamos. Assim, a cultura que usa a rede pra nascer e se espalhar não está mais restrita a esse meio e se tornou pop. A cultura de internet é hoje a cultura do jovem… e virou mainstream. o/

2013 foi o ano que marcou essa virada e que alterou a percepção das pessoas sobre o poder mobilizador da internet e seu verdade papel como canal de expressão e criatividade. A nossa lista de influentes não é apenas um repositório de nomes da internet ou do digital. Feita com ajuda de alguns consultores (obrigado à todos vocês <3), ela reúne aqueles que contribuíram pra que a web se tornasse mainstream, profissional e vista como coisa de gente grande! 🙂

São eles…

influenciadores_alexandreinagaki

Alexandre Inagaki, o homem, o mito, o jornalista, o consultor em projetos de comunicação digital. A frente do seu próprio blog, o Pensar Enlouquece, fundado há 11 anos, Inagaki partipou da criação e desenvolvimento da blogosfera brasileira, além de ter co-fundado a 1a rede de blogs do país, o que conferiu a ele um repertório gigantesco sobre conteúdo web e blogueiro. Repertório este que ele faz questão de dividir com todos em eventos de internet e tecnologia pelo país.

influenciador_anafreitas

Aos 25 anos de idade, Ana Freitas é repórter freelancer com foco em tecnologia e cultura digital, música, comportamento e viagens. Já passou pela redação do Link Estadão e agora contribui com blogs e com a revista Galileu, da editora Globo. Se alguma coisa aconteceu na internet mundial, Ana sabe e compartilha. A rede de “seguidores” e amigos de Ana nas redes sociais é poderosa pela sua variedade e, no nosso caso, especialmente interessados no faro apurado da jornalista para o que importa.

influenciadores_bicmuller

Junto com seu comparsa Thiago Pasqualatto, Bic Muller atualiza o blog Morri de Sunga Branca, dedicado à notícias e comentários sobre o universo noveleiro e televisivo brasileiro. Por não ter nenhum rabo preso com ninguém, os posts do site e atualizações da Bic nas redes sociais não têm medo de criticar e provocar os autores e atores do entretenimento mainstream. Por isso, Bic foi convidada pra ser blogueira oficial do BBB esse ano e já colocou o blog na boca de 10 entre 10 atores do Projac.

influenciadores_brunotorturra

Um dos temas mais discutidos em 2013 foi a “crise” do jornalismo e os novos paradigmas da disseminação da informação e da formação de opinião, coisas que até os protestos que tomaram as ruas do país em junho passado, caminhavam juntas. O Mídia Ninja, que transmitiu ao vivo momentos importantes das manifestações, foi um dos símbolos mais expressivos de um cenário onde a geração internet se empoderou e encontrou sua própria voz. Assim, capitaneado pelo jornalista Bruno Torturra, acabou no centro das discussões sobre o futuro do jornalismo no país.

influenciadores_cauemoura

A cada vídeo postado semanalmente em seu canal do Youtube, Cauê Moura fala com aproximadamente 2, 5 milhões de jovens que se inscreveram pra receber atualizações. O nome do canal já diz tudo, Desce a Letra, e é isso que Moura faz a cada vídeo, onde comenta as principais notícias do cotidiano, trazendo sempre uma visão bem humorada e crítica sobre tudo. Agora com um programa, Wébico, na tv a cabo, o youtuber se transformou em um dos principais porta-vozes de uma geração que decide quem será alçado a esse posto.

influenciador_cid

Tetracampeão do prêmio Melhores da Websfera do youPIX, presente em 10 entre 10 listas de influentes da web brasileira, Maurício Cid é, certamente, o maior agitador digital e o maior blogueiro da história deste país. De funkeiros trasheira da ostentação, passando pelas trolladas homéricas que você já conhece, poucas pessoas no Brasil tem a sensibilidade de Cid pra saber o que o público jovem quer consumir online. Quem conhece o cara na intimidade sabe que ele SÓ PENSA em como criar conteúdo foda e com alta teor de engajamento social… tamanha dedicação tem trazido retorno! Além de ser entrevistado e barbeado por Jô Soares, Cid também arrematou um programa na rádio, um na televisão e várias oportunidades de negócio.

influenciadores_crisdias

Sabia que o Cris Dias foi a 1a pessoa do país a tuitar em 2006? Esse é o cara… ligado em tecnologia desde sempre e antes de todo mundo, ele entende de como usa-la pra criar coisas criativas pra clientes, marcas e ~internautas. Do 1o tuite em 2006 pra cá, Cris já passou por 2 grandes agências de publicidade, deu palestra no festival fodão SxSW e hoje é Creative Strategist no Facebook.

influenciadores_molon

A gente já cansou de dizer aqui sobre o quanto o Marco Civil da Internet é importante. E desde que o projeto foi apresentado a Câmara em 2012, após passar por uma fase de consulta pública, Molon tem sido o cara à frente do exaustivo trabalho de alinhavar todos os interesses dos internautas, governo (principalmente agora que a Dilma tá p* da vida com a espionagem dos EUA) e corporações no que será conhecida como a “constituição da internet”, o conjunto de leis que vai definir os direitos e deveres de todos no mundo digital. A briga é difícil e a votação do projeto já foi adiada mais de uma dezena de vezes, mas Molon segue tentando. Força aí!

influenciador_interney

Edney ‘InterNey’ Souza é também conhecido como o “pai da internet brasileira” ou ainda “o rei da blogosfera” ou ainda… consultor da Skalebla, Zubit, SafetyPay, The Beer Planet e Portal BBel, sócio na boo-box e 00k e-business tools, organizador do Social Media Week SP e Media Performance Day, co-curador da área de Mídias Sociais da Campus Party Brasil, professor de Redes Sociais na FGV, ESPM, Ecommerce School, Escola São Paulo, Jump Education e TKE – The Knowledge Engineers AND Diretor da ABRADi, onde preside o Comitê de Mídias Sociais. Em todas essas frentes, Edney faz um trabalho minucioso de evangelizar e educar as pessoas sobre os potenciais da internet brasileira pra quem quer se tornar empreendedor digital.

influenciador_federico

Gerente responsável por parcerias do YouTube no Brasil, Federico tem mais de 10 anos de experiência no mercado de entretenimento e mídias digitais e tem usado tudo o que sabe pra ajudar os youtubers brasileiros a explorar melhor seu potencial e o da própria plataforma. Goldenberg está sempre à disposição da galera pra ajuda-la a se profissionalizar e já participou de diversos debates e palestras no youPIX com esse intuito.

influenciador_felipeneto

Felipe tem uma longa história de produção de conteúdo na internet. Primeiro em formato de blog e, recentemente, estourando com os seus vídeos do Não Faz Sentido. De youtuber (tem o 5o canal com maior número de inscritos no país) o rapaz virou empresário, ator e roteirista da Globo, fundou a produtora de vídeosParafernalha e trouxe pro Brasil a ParaMakers, uma network para youtubers dedicada a incentivar novos talentos e alavancar no mercado os Youtubers já existentes.

influenciador_jefmonteiro

Quando todos os fakes do Twitter já estavam caindo em desuso, veio um guri carioca de 23 anos e salvou toda a categoria. Com sua Dilma Bolada, o fake da presidenta, Jef não só deu novo fôlego aos “arrobas de personagem”, como conquistou a audiência e atenção da própria parodiada. De esquerda ou de direita, todos reconhecem a genialidade das postagens de Jef, que monitora bem de perto as andanças da presidenta pra criar mensagens engraçadas e que, como ele mesmo curte dizer, SAMBAM na cara da sociedade. O sucesso é tanto que Dilma recebeu o humorista no Planato esse ano, de onde falaram sobre estratégias para as redes sociais da presidenta em 2014, ano de eleições.

influenciador_jn

A dupla Jovem Nerd e Azaghal está na internet desde 2002, mas foi com o Nerdcast que a fama, glória,mulheres e dinheiro invadiu a vida dos rapazes. Hoje, quase 400 episódios depois, esse podcast nerd evoluiu pra uma das maiores potências da internet brasileira, trazendo o lifestyle geek Eles já ganharam mais de 10 prêmios pelo trabalho, incluindo o único prêmio Hors Concours já cedido pelo youPIX, e acumularam nerd power suficiente pra lançar escritores desconhecidos ao estrelato, pra tomar café com Paulo Coelho em Veneza enquanto posavam pra Revista Caras e pra zerar a vida conhecendo Sylverster Stallone em carne e osso.

influenciador_julio

O carioca Julio Hungria fundou o Blue Bus em 1995. Sim, você nem era nascido e o cara já tava na internet fazendo curadoria de conteúdo para os passageiros do ônibus azul. Os posts do Blue Bus sempre foram rápidos, breves, diretos e avessos às firulagens tão típicas das redações tradicionais. Ele entrega a notícia que importa e também o que importa da notícia. Digital até o último fio de cabelo, a redação do BB é totalmente virtual, com editores que até bem recentemente nunca haviam se encontraram fora da web.

influenciadores_marcogomes

A história de Marco Gomes você já conhece: saiu da periferia de Brasília (com oferta de drogas e crimes) e se tornou um dos maiores e mais jovens empreendedores brasileiros. Criou a Boo-box em 2007 pra trazer uma nova forma de ganhar dinheiro aos publishers independentes. Hoje, já são quase 500 mil blogs na rede da empresa, que falam com mais de 60 milhões de pessoas online. Tamanha conquista já levaram Gomes à palestrar na ONU e rendeu a ele o prêmio de profissional de marketing do ano!

influenciador_mrg

9 entre 10 podcasts brasileiros são uma cópia descarada do Nerdcast, não só na temática quanto na estrutura e formato… mas não o Matando Robôs Gigantes. Feito pelo trio Didi Braguinha, Beto Duque Estrada e Affonso Solano, o podcast foi apadrinhado pelo portal Jovem Nerd, mas a temática central é o humor e divide-se em quatro blocos: cinema, games, quadrinho e a voz do robô, que traz o hilário quadro “Montando o Robô”. Pela capacidade de inovar em um mundo saturado os meninos do MRG foram indicados por vários membros da nossa lista de consultores, além de já terem ganho o prêmio de Podcast do Ano do Melhores da Websfera.

influenciador_mederi

Que Porta dos Fundos que nada, os autores do maior viral brasileiro do ano foi o galera do Galo Frito, que tem Mederi como cabeça. Falar em paródia no Brasil é falar de Galo Frito, um dos poucos canais brasileiros que consegue traduzir as agrugras e pensamentos do jovem em letras geniais e paródias super bem produzidas. Além do Galo Frito, Mederi também está a frente do 5AlgumaCoisa, canal aberto no final do ano passado e que com esse pouco tempo de vida já está entre os top 25 do Brasil.

influenciador_pc

Desde que “fez uns vídeos e seu fodeu” há mais de 3 anos, PC Siqueira tem provocado a Geração Y que o seguem e/ou assistem a pensar. O que, convenhamos, não é tarefa das mais simples. Com vídeos sobre protestos, ativismo gay, bullying, religião, depressão e outros temas do tipo, PC tem mostrado pra essa galera que o importante é não aceitar o status quo e refletir mais e melhor sobre tudo o que passa na timeline. Mesmo tendo saído da MTV e dado um ritmo menos intenso às publicações em seu canal, PC influenciou milhares de jovens esse ano.

influenciadores_pp

Pedro Porto se define como um provocador tentando inspirar e mudar a vida das pessoas… e ele leva esse job bem à sério. Ex-vice-presidente de convergência da Fischer & Friends – e já tendo passado por várias agências onde ajudou a construir a ponte entre o on e offline, que, como sabemos, já não existe mais, sua experiência o levou a ser convidado a assumir a cadeira de Diretor de Estratégia de Marcas no Twitter Brasil esse ano.

influenciador_pdf

Em pouco mais de 1 ano de vida, o Porta dos Fundos, formado por Fábio Porchat, Gregório Duvivier, Antônio Tabet, João Vicente de Castro e Ian SBF, faturou milhões de reais em publicidade, conquistou uma audiência fiel de mais de 6 milhões de pessoas que assinam o canal da trupe no Youtube, ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor programa de comédia da TV (mesmo estando no Youtube), ganhou prêmio do Melhores da Websfera, foi tema de matéria do New York Times e, mais importante, virou pauta de conversas de bar, de timeline e até do almoço com a vovó no domingão.

influenciador_rafinha

É jornalista, humorista, apresentador e foi um dos precursores no uso do ambiente da internet pra criar e espalhar vídeos (quem lembra da extinta Página do Rafinha?). Já foi repórter dos programas CQC e A Liga na Band (pra onde voltou esse ano), apresentador do programa Saturday Night Live Brasil na Rede TV, teve sua vida retratada em uma semi-ficção na série “A Vida de Rafinha Bastos” e, além das participações na TV, em filmes e dos shows de stand up lotados pelo Brasil, tem se dedicado à trazer autenticidade e diversidade às produções no youtube, como no quadro de entrevistas Oito Minutos e nos vídeos do recém-fundado canalMarca Passo, onde conta histórias de vida de pessoas inspiradoras.

influenciador_rafucko

Caetano Veloso chamou o rapaz de “O Daniel Cohn-Bendit de 2013“, que vem a ser uma das principais figuras da revolução de Maio de 68 na França. Tá bom pra você? Apesar de já fazer vídeos de humor-engajado em seu Youtube há anos, foi durante os protestos recentes que Rafael Puetter, o Rafucko, ganhou destaque. Além das já conhecidas críticas ácidas e bem humoradas sobre a política carioca, Rafucko se viu no centro da discussão sobre a violência policial quando foi preso sem motivos em manifestação no Rio. Puetter não tem medo de bater de frente com as “autoridades” ou a mídia, como bem demonstrou em debate acalorado com o editor do jornal o Globo durante o youPIX RIO 2013.

influenciador_ronaldolemos

Ronaldo Lemos é colunista da Folha de SP, diretor do MIT Media Lab no Brasil, diretor do Creative Commons, do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, apresentador do programa Navegador da Globo News e membro do Esquenta de Regina Casé, é também advogado, professor e uma porção de outras coisas. Quando se fala em especialista em liberdade de expressão ou tecnologia, o 1o nome que vem à mente é sempre o de Ronaldo Lemos. Não importa em qual meio, ele se tornou o articulista principal dos assuntos importantes da internet.

influenciador_rosana

Ela é física, radialista, jornalista, roteirista de televisão desde 1983, professora de roteiro na FAAP em SP, apresentadora e repórter de TV, escritora, blogueira no Querido Leitor há 11 anos, twitteira viciada, jurada do prêmio The Bobs da Deutsche Welle pelo Brasil, Gerente de inovação no Portal R7, palestrante internacional e… não tem ninguém neste país que manje tanto do comportamento digital dos ~internautas~ brasileiros quanto Rosana Hermann. Enquanto muitos se preocupam com as questões técnicas da rede, Rosana coloca sua energia em entender as pessoas e o que existe por trás da interação entre o homem e a web, trazendo reflexões valiosas pra timeline da galera.

influenciadores_wagner

Conhecido da ~rede mundial de computadores~ há mais de uma década como um grande trollador, Wagner “Mr Manson” Martins havia se aposentado dos dias de Cocadaboa pra se dedicar à vida de empresário e sócio de uma agência de marketing de guerrilha, a Espalhe. Esse ano Wagner deixou a sociedade na agência e voltou pra internet pra nos lembrar que ainda tem grande influência e poder de repercussão ao espalhar em minutos um hoax sobre o Rei do Camarote: quando o vídeo saiu, Wagner fez boa parte da imprensa acreditar que o milionário-babaca Alexander de Almeida era um personagem criado pra enganar a Veja. Por um tempo ele conseguiu, até a própria revista mostrar provas de que a matéria era real.

 

*Bia Granja, curadora do youPIX, e uma das maiores cabeças da Cultura de Internet brasileira, foi citada em praticamente todas as indicações. No entanto, resolvemos deixá-la de fora da lista, já que somos os organizadores da mesma e, apesar de merecido, as pessoas poderiam não entender.

Este ano Bia foi eleita a 6a pessoa mais inovadora do mercado brasileiro de comunicação e marketing pela revista ProXXIma , uma das 25 mais influentes da internet brasileira em 2013 segundo a revista Galileu e também uma da 100 mais influentes de 2013 pela revista Época.

Compartilhado de:http://youpix.com.br/pessoas/25-mais-influentes-internet/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.