Música erudita passa a fazer parte das atividades de jovens de baixa renda

formare

O Formare, projeto social desenvolvido pela Fundação Iochpe que oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho, celebra três anos de parceria com a Sociedade de Cultura Artística, instituição de promoção à arte. Por meio desse acordo, alunos do Formare pode frequentar alguns espetáculos musicais exibidos na Sala São Paulo.

“São cerca de seis espetáculos que os jovens do Formare podem assistir ao longo do ano. É uma programação riquíssima e de altíssima qualidade. Sabemos que, tanto os alunos, quanto os educadores, precisam buscar conhecimento além da sala de aula e essa parceria é uma iniciativa que proporciona esse tipo de aprendizado extraclasse”, explica Beth Callia, coordenadora do Formare.

Para Frederico Lohmann, superintendente da Sociedade de Cultura Artística, essa parceria comprova ainda mais a vocação da instituição em promover o acesso à cultura e às salas de espetáculo. “O Formare é um programa que tem muita sinergia conosco. E nada melhor do que dar a esses jovens a oportunidade de conhecer o universo dos concertos”, resume Frederico.

O programa, que teve início em 2012, já beneficiou cerca de 600 jovens. Na extensa programação oferecida, constam espetáculos de orquestras internacionais com a presença de músicos renomados.

Alunos apoiam a iniciativa:

“No início deste mês, fomos assistir ao concerto do Grupo de Percussão Li Biao. Nossos alunos ficaram encantados com os sons e estilos de músicas, adoraram o ambiente e observaram muitas coisas que os deixaram maravilhados. Foi uma experiência muito rica e valorosa”, avalia Wellington J. Simões, Auxiliar Administrativo Jr. da Maxion Structural Components – Unidade Cruzeiro.

Jéssica Aparecida Alves Santos

“Foi espetacular, achei a apresentação linda e incrível. Nunca tinha ido a um concerto. Embora não toque nenhum instrumento musical, já gostava de música clássica, principalmente “Primavera”, de [Antonio Lucio] Vivaldi [renomado compositor e violinista italiano dos sécs. 17 e 18

Leandro Funchal

“Quando fiquei sabendo que teria a oportunidade de conhecer a Sala São Paulo e ver a apresentação de uma orquestra, fiquei muito feliz, pois adoro música e nunca havia tido esta oportunidade. As colunas da Sala me fizeram lembrar da arquitetura romana e, no alto do local, há cubos enormes de madeira que auxiliam na acústica. O que mais me impressionou foram a sincronia e velocidade dos músicos e os ritmos variados. Às vezes fechava os olhos e imaginava estar numa trilha sonora de um filme. O dia foi maravilhoso, pude dar muitas risadas e aprender ao mesmo tempo, além de conhecer a Orquestra Sinfônica de Montreal.”

Gean Alifi Coutrinho

“Foi um ótimo espetáculo, não imaginava o poder que a música clássica possuía de nos acalmar. Fico feliz por ter tido a oportunidade de presenciar algo tão maravilhoso, achei impressionante a maneira na qual os músicos tocaram variados instrumentos e também as variações de notas –algumas mais agudas, outras mais graves e tudo isso sempre em conjunto.

Sempre gostei muito de violão, porém, nunca havia pensado em praticar. Mas, a partir daquele momento, essa vontade aumentou de maneira considerável. Confesso que nunca fui fã de música clássica, achava que era coisa para pessoas mais velhas. Agora essa ideia mudou totalmente e pretendo assistir a outros espetáculos do gênero.”

O Formare é um projeto social desenvolvido pela Fundação Iochpe, em parceria com empresas de médio e grande porte, que oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a uma turma de, em média, 20 jovens de famílias de baixa renda residentes no entorno das empresas.

Os cursos são realizados em período integral dentro das empresas, por funcionários que se dispõem, como voluntários, a ministrar as aulas.

Ou seja, a empresa é transformada em um ambiente de aprendizagem e qualificação profissional, contínuas, tanto para os colaboradores como para os estudantes beneficiados.

Os cursos, com duração de, no mínimo, 800 horas/aula, são desenvolvidos pela equipe pedagógica do Formare de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado de trabalho local. Eles são certificados por instituição federal de ensino vinculada ao MEC –a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)–, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995.

::Números FORMARE

Escolas: 83 | Empresas parceiras: 55 | Alunos em formação: 1.660 Educadores voluntários atuando: 3.320 | Cobertura nacional: 58 municípios em 12 Estados do Brasil | Uma Escola na Argentina

Ricardo Morato – 11 98799-5868

http://www.brandpress.com.br/pautas/meio-ambiente3/item/47745-musica-erudita-passa-a-fazer-parte-das-atividades-de-jovens-de-baixa-renda?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Email_Alertas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.