Exposição: “Made by…Feito por Brasileiros” (SP) – Ocupação criativa

Exposição: “Made by…Feito por Brasileiros”

por Eliene Sa

A partir do início de setembro, durante cinco semanas, uma verdadeira invasão criativa vai revascularizar pavilhões, corredores e jardins do antigo Hospital Umberto Primo, também conhecido como Hospital Matarazzo, fazendo-os pulsar novamente e insuflando energia criativa naquele antigo e poético complexo de edificações. Trata-se da primeira fase do renascimento do espaço antes do início de sua renovação e transformação em ícone do turismo e da cultura da cidade de São Paulo.

Save-the-Date-Made-by-zupi

Durante cerca de duas décadas, o espaço, que ocupa uma área de 27 mil metros quadrados, a poucas quadras da avenida Paulista – centro nevrálgico de São Paulo – teve sua vida interrompida. Desde o começo do século passado, o hospital foi uma referência em saúde e orgulho da cidade, especialmente da numerosa colônia italiana. Alheio às mudanças que aconteciam em seu entorno, aos poucos se tornou quase invisível, como se estivesse resignado a uma condição vegetativa, com sinais vitais quase imperceptíveis.

Arne-Quinze-Projeto-hi-definition-zupi

Entre os dias 9 de setembro e 12 de outubro de 2014 os visitantes terão a oportunidade única de ver uma exposição que reunirá obras de cerca de cem artistas de diferentes países, metade deles do Brasil. Ainda ostentando as marcas do tempo e do abandono, os prédios antigos serão ocupados pela energia irreverente da arte contemporânea. A maioria das obras que integrarão essa mega exposição foi concebida pelos artistas especificamente para o lugar e terão a efêmera existência de 35 dias.

Passado e presente reunidos para evidenciar um novo olhar sobre aquelas edificações. A exposição tem curadoria de Marc Pottier e projetos especiais curados por Simon Watson, Nadja Romain, Gabriela Maciel & André Sheik, Pascal Pique, Museu do Invisível (Le Musée de l’Invisible), Baixo Ribeiro, Ana Pato e Marcelo Rezende, curadora-chefe e curador da 3ª Bienal da Bahia.

hector-zamora-zupi

Importantes nomes da cena contemporânea mundial, como Adel Abdessemed, Moataz Nasr, Jean Michel Othoniel, Joana Vasconcelos, Francesca Woodman, Tony Oursler e Kenny Scharf ocuparão pavilhões, praças e corredores do antigo hospital, ao lado de consagrados nomes da arte contemporânea brasileira, entre eles Tunga, Henrique Oliveira, Carlito Carvalhosa, Márcia & Beatriz Milhazes, Iran do Espírito Santo, Nuno Ramos e Vik Muniz. A primeira obra exposta dentro dos prédios será a proposição Baba Antropofágica, criada por Lygia Clark em 1973.

Cristiano-Mascaro-zupi

Corpo a corpo com a arquitetura do lugar

Ao explicar o conceito que fundamenta a idealizção da mostra, o curador Marc Pottier deixa claro que não se trata de uma exposição convencional. “Preferimos o termo invasão criativa”, assinala. O evento se propõe a ser uma experiência em um lugar fechado há mais de 20 anos, que se tenta manter, tanto quanto possível, em mente. “Gostaríamos que o público a vivesse como um todo, um lugar abandonado, onde ele chegaria a descobrir um laboratório de ideias de muitos artistas convidados. Não haverá cartazes ou fichas de explicação (que estarão disponíveis no nosso site ou para iphone). Com duas exceções de empréstimo e apresentação de trabalhos em vídeo, nenhum trabalho será ‘ligado’. O público vai descobrir o corpo a corpo dos artistas com volumes e com a arquitetura do lugar”, convida Marc Pottier.

Centro de Criatividade

A celebração do ímpeto criativo de brasileiro e do caráter inspirador do país será perenizada naquela área com a implantação do Centro de Criatividade. O local incluirá residências, cinemas, estúdios de produção para filmes, música e arte, espaços para exposições, áreas para desenvolver o artesanato, a moda e as especialidades da culinária brasileira.

Nesse Centro de Criatividade, os artistas visionários em suas respectivas áreas de inspiração mostrarão seus trabalhos e contarão para o público como conseguiram superar obstáculos, aprimorar suas técnicas, inovar em seu dia a dia e alcançar o reconhecimento. Serão realizados seminários, debates, workshops, oficinas e outras atividades com o objetivo de tornar a criatividade brasileira um instrumento valioso. “O Brasil é um imenso manancial de criatividade, mas ainda precisa encontrar maneiras eficientes de transformar essa capacidade em uma economia que possa ser replicada e, em última instância, exportada”, afirma Alexandre Allard, idealizador do evento e do Centro de Criatividade.

Serviço:

Exposição: “Made by… Feito por Brasileiros”

Período: de 9 de setembro a 12 de outubro de 2014

Horário: Terça- feira a Domingo, das 10h às 17h

Local: Cidade Matarazzo – Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista

Idealizador: Alexandre Allard

Curadoria e direção artística: Marc Pottier (UE/Brasil)

Projetos especiais curados por: Simon Watson, Pascal Pique, Nadja Romain, Gabriela Maciel & André Sheik, Museu do Invisível (Le Musée de l’Invisible), Baixo Ribeiro e 3ª Bienal da Bahia.

Direção executiva: Maguy Etlin

Produção executiva: Katia Avillez

Relações Públicas: Mai Carvalho (A4 Comunicação)

2 thoughts on “Exposição: “Made by…Feito por Brasileiros” (SP) – Ocupação criativa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.