Impact Hub: fomentando ideias e conexões

A criatividade é fruto de conexões improváveis entre informações remotas e dissociadas no nosso cérebro, que quando se encontram dão origem a inovações.  Não existe fórmula para a criação, mas existem métodos para estimulá-la, segundo afirmam alguns teóricos.

Foto: Norman B. Leventhal Map Center at the BPPablo Handl sabe bem disso. O argentino, criado na Áustria e radicado em São Paulo, acredita que o Impact Hub, empreendimento do qual é sócio, seja um espaço para cultivar essas conexões.

Coworking? Escola? Incubadora? Consultoria? Tudo isso. O Impact Hub é na verdade um conceito criado em Londres, Inglaterra, para ser ponto de contato entre empreendedores que buscam resultados além do financeiro para seus projetos. “Criamos esse espaço para acolhê-los”, afirma Handl.

Hoje são mais de 40 unidades pelo mundo, quatro deles no Brasil – Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo e ainda não inaugurada em Recife. A meta: revelar novas formas de trabalho e fortalecer uma rede formada por pessoas.

No amplo galpão localizado na rua Bela Cintra, em São Paulo, grandes janelas circulares iluminam o espaço formado basicamente por spots de trabalho, sejam eles extensas mesas de madeiras, almofadas, o sofá ou o aquário de reuniões. A principal (quando não única) ferramenta de trabalho das cerca de 20 pessoas que ocupam o local são notebooks.

Ferramentas físicas. O foco é a relação entre os empreendedores que lá estão. Do serviço de entregas por bicicletas, Carbono Zero Courier, à consultoria em processos participativos,Cocriar, é latente o intercâmbio de ideias no Impact Hub para gerar inovação.

Inovação a serviço de algo, que encontre solução para algum desafio que esteja sendo enfrentado, como afirma Handl. De calça jeans, camiseta, All Star vermelho e paletó, ele remete ao ambiente não formal, mas com responsabilidade, que é o Impact Hub. 

Para participar do grupo, não basta pagar, é preciso haver sinergia entre a proposta e os negócios que já estão sendo desnvolvidas por ali. “Fazer parte de um coletivo incomoda em certos momentos. Empreender não é confortável”, alerta.

Com o Hub Fellowship, a ideia é salientar a conexão com projetos de economia criativa que acontecem nas periferias. “O nosso trabalho é medido por meio do impacto, do sucesso dos empreendimentos que passam por aqui”, afirma.

A dica para quem vai iniciar um negócio na área? “Não comece com o espaço. Comece com a rede.”

Pablo Handl é personagem do sexto episódio da websérie Os Criativos. Clique aqui para conferir o vídeo. 

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