Site denuncia notícias falsas que circulam pela web

01/10/2014 – 14H10 – POR RENNAN A. JULIO

Emergent chega para facilitar a vida do leitor (Foto: Reprodução)

Com o propósito de mostrar ao leitor se notícias – baseadas em rumores – são verdadeiras ou falsas, o site Emergent.info chega para facilitar a sua vida. Seu principal diferencial está no fato de analisar a quantidade de fontes em tempo real, quantificando o número de veículos responsáveis pela divulgação da notícia e dando ao leitor uma visão mais ampla da mídia.

Um bom exemplo foi o caso da mulher dos três seios. A notícia se espalhou pela internet inteira nessa última semana; não faltaram referências ao clássico “Vingador do Futuro”, e no fim das contas era mais um hoax – boato gerado pela internet. No site, podem ser vistas 15 fontes divulgando a notícia como real, cinco veículos divulgando como notícia falsa e outros sete ainda com medo de bater o martelo sobre a história.

Site chega para desvendar falsas notícias (Foto: Reprodução)

Outro caso “desvendado” pelo site foi o da Mariam al-Mansouri, a primeira mulher piloto dos Emirados Árabes Unidos. As notícias contavam que a família da garota estava envergonhada com a ação da filha – que jogou bombas pelo exército, já que apoiavam o povo sírio, vítima dos ataques.  Depois viram que a notícia não era verdadeira e mesmo assim o burburinho estava plantado.

Apesar de ainda contar apenas como notícias internacionais, a iniciativa do Emergent é muito interessante. Talvez um desses no Brasil possa ser uma boa, quem sabe assim a “Grávida de Taubaté” fique longe dos seus principais noticiários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.