Empresários apresentaram destinos criativos da PB

ruraltur pb

 Cerca de 180 empresários do setor de turismo da Paraíba participaram entre os dias 26 e 28 de agosto da 11ª edição da Feira de Turismo Rural (Ruraltur), que foi realizada pela primeira vez em Natal (RN). Criado pelo Sebrae Paraíba, o evento foi sediado ao longo de dez anos no Estado e, no ano passado, ganhou o caráter nacional e itinerante com o objetivo de impulsionar o crescimento do turismo rural do Brasil, com geração de renda e com foco na produção associada ao turismo.

De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, empreendedores de mais de 15 cidades paraibanas participaram da Ruraltur em Natal. “A caravana paraibana conta com empresários do turismo e da produção associada ao turismo que levaram para o evento diversas experiências criativas nas áreas de gastronomia, artesanato, atividades artísticas, entre outras. Esperamos que a Ruraltur ofereça visibilidade aos destinos paraibanos, já que diversas agências de Natal geram um grande fluxo de turistas para a Paraíba”, destacou a gestora.

Regina disse ainda que durante a Ruraltur foram lançados os catálogos das atividades criativas das cidades Alagoa Grande e Ingá. No estande do Sebrae Paraíba, aconteceram oferecidas oficinas de labirinto e pandeiro. No local, também estiveram presentes o Dom Quixote Literário (Alagoa Grande), Mestre Virgulima (Campina Grande) e Trio Família Feliz (Cabaceiras), entre outros personagens que já ficaram conhecidos nas atividades criativas com foco na produção associada ao turismo da Paraíba.

A Ruraltur é uma vitrine de oportunidades para empresários e investidores das áreas do turismo de base local, turismo cultural, turismo de aventura, ecoturismo, agronegócios e artesanato. Durante o evento, foram realizados rodada de negócios, sessão de negócios, encontro de caminhadas, encontro de lideranças do setor de turismo rural, seminário, festival e oficinas gastronômicas, feira de produtos e serviços voltados para o segmento e uma vasta programação cultural, além das caravanas regionais.

A 11ª Ruraltur foi realizada na Arena das Dunas, em Natal.

Seminário – As principais estratégias para tornar os empreendimentos situados no meio rural competitivos para a atividade turística e ampliar a renda desses negócios foram alvo principal dos debates do Seminário de Turismo Rural. Com o tema ‘Oportunidades de Negócios e Empreendedorismo no Turismo Rural’, o seminário trouxe uma programação técnica com palestrantes e debatedores para discutir estratégias, casos de sucesso, e propostas para o desenvolvimento do turismo rural.

No dia 27 de agosto, o empreendedor Nadilson Valentim, do camping rural do Lajedo do Marinho em Boqueirão, e a crocheteira Carmem Ferreira  falaram sobre “Turismo rural criativo no Distrito do Marinho Boqueirão” durante a apresentação dos casos de sucesso do turismo rural no país. Também serão apresentados casos de sucesso de Goiás e do Rio Grande do Sul, mediados por Regina Amorim. O Seminário também contará com a palestra “Cooperação e Redes para o fortalecimento do turismo rural no país”, às 15h, com a palestrante e especialista em desenvolvimento territorial, Tânia Zapata.

Rodada e Sessão de Negócios – As empresas que fornecem serviços para as agências de viagens, como pousadas, restaurantes e operadoras de passeios turísticos, já podem se inscrever para participar da Rodada de Negócios da Ruraltur, prevista para ocorrer no dia 27 de agosto, dentro da programação do evento. A Rodada permite que os empresários que fornecem produtos turísticos mostrem o que têm a oferecer e negociem com as agências âncoras.

Outro evento programado e que ocorreu na RuralTur foi a Sessão de Negócios, que  possibilitou aos empresários a ampliação da rede de contatos, por meio de apresentações breves da empresa e dos serviços oferecidos, tornando-os conhecidos e favorecendo o fechamento de novos negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.