Lançamento – Oportunidades em Rede – Um Guia de Economia Criativa

O evento de lançamento acontecerá dia 18 de março, na Universidade Federal do
Amazonas.

A Economia Criativa vem nos últimos anos se tornando uma temática importante em debates em diversos setores. O termo é recente. Surgiu na década de 90 e desde lá cada vez mais especialistas tem dedicado suas carreiras a definir e delimitar este campo de estudo.

Mas o que significa a Economia Criativa para quem não está na Academia? Como a Criatividade pode gerar valor econômico e soluções para uma sociedade?

No quadrinho Oportunidade em Rede – Um Guia de Economia Criativa, o tema é esclarecido através da história da personagem Cristina, que sonha com a abertura seu próprio negócio, mas não sabe muito bem por onde começar. Seus amigos então, começam a explicar como a criatividade e a inovação podem fazer a diferença para o sucesso de um empreendimento.

O quadrinho foi feito numa parceria entre o Observatório de Economia Criativa do Amazonas (OBEC-AM), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) através de sua Pro Reitoria de Inovação e Tecnologia (PROTEC) e a empresa Strategos Gestão Cultural.

Escrito por Evaldo Vasconcelos e ilustrado por Sarah Gabriela Farias, que estudam e Economia Criativa desde 2010. Eles são os organizadores do evento Creative Arts, que tem como foco a Economia Criativa e Economia da Cultura, entre outras ações. Sarah e Evaldo também lançaram, em 2015, a obra História de Manaus em Quadrinhos, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural (Concultura) Oportunidade em rede possui 32 páginas e será distribuido pela Universidade e futuramente utilizado como material de apoio em palestras e cursos organizados pela Strategos Gestão Cultural.

Evento de Lançamento No dia 18 de Março, às 16hrs, acontecerá o evento de lançamento da revista, que contará com a presença de representantes da Universidade e dos autores do quadrinho, que falarão a respeito do processo de pesquisa e produção da revista. Convidados de instituições parceiras falarão um pouco a respeito de suas ações na área da Economia Criativa, como Karla Colares, Assessora de Marketing e Turenko Beça, Assessor de Planejamento da Secretaria de Estado da Cultura. Serão distribuídos exemplares da revista aos presentes.

No mesmo evento acontecerá também o lançamento do Portifólio de Ações do Observatório de Economia Criativa do Amazonas, que lista as pesquisas que foram desenvolvidas durante o primeiro ciclo de trabalho do OBEC na Universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.