GAE articula encontro entre comunidades inovadoras e propõe rede colaborativa (MT)

startup mtComunidades do ecossistema de empreendedorismo e inovação de Mato Grosso se reuniram na sede do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), na Arena Pantanal, para discutir o alinhamento estratégico do grupo e mapear os agentes de inovação que compõem o ecossistema local. O encontro faz parte da agenda de trabalho para o fortalecimento regional do ecossistema de empreendedorismo e inovação, intermediada pelo GAE.

Participaram da reunião comunidades que representam o Estado nos cenários de empreendedorismo e inovação, ciência e tecnologia: Startup MT, FabLab, DevMT, Arduíno Brasil e Arduíno Cuiabá.

O encontro também teve o objetivo de mapear as demandas das comunidades e informar as ações do Governo do Estado para fomentar as iniciativas locais. O secretário adjunto de Estruturação e Inovação do GAE, Flávio Gomes, propôs, ainda, que as comunidades mato-grossenses trabalhem em rede de colaboração.

“Propomos às comunidades uma aproximação com o Governo, a fim de possibilitar um ambiente colaborativo e fértil para a troca de experiências e ideias inovadoras, além disso, alinhamos em conjunto as iniciativas que podemos articular e fomentar em grupo para fortalecer o ecossistema regional, por meio de uma rede colaborativa”, disse o gestor ao convidar outras comunidades a entrar em contato com o GAE para expandir suas conexões.

O integrante da Arduíno Cuiabá, Lauro Ojeda, comunidade voltada para a prototipagem eletrônica de hardware, considerou como válido o interesse do Estado ao propor parcerias para os grupos locais. “O pessoal acabou vendo que se nos organizarmos o governo pode ajudar”, conta.

Pedro Teodoro, um dos fundadores do Fab Lab, e Josué Nascimento, diretor da Arduíno Brasil, também compartilham a mesma opinião de Lauro Ojeda. De acordo com Nascimento, a reunião foi produtiva e um novo projeto da comunidade, o Arduíno Kids, que tem como proposta ensinar a plataforma arduíno nas escolas estaduais, deve ser realizado em parceria com o GAE.

Representando a comunidade de Desenvolvedores de Mato Grosso (DevMT), Gabriel Pedro afirmou que a sugestão feita pelo Gabinete de trabalhar em rede e de unificar o ecossistema local foi aceita sem objeções pelos membros do grupo, que já soma 280 integrantes, grande parte de municípios no norte do Estado. Já o presidente do Startup MT, Rodrigo Louzich, classificou a aproximação e o trabalho que o Governo, por meio do GAE, vem desempenhando como “janela de oportunidades”. Segundo ele, o apoio do Estado tem contribuído para o desenvolvimento das comunidades. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.