Futuro na Cultura – Evento apresenta seu relatório de resultados (SP)

Carta de Abertura

Relatório apresentado na PUC-SP em 14 de dezembro de 2018 por São Paulo MediaLab

A Economia Criativa tem um impacto cultural e social crescente como interface entre criatividade, cultura, economia e tecnologia e expressa a possibilidade de criar e circular o capital intelectual, gerando renda, trabalho , exportações, inclusão social, diversidade e o desenvolvimento econômico.
Em muitos países têm sido adotadas identidades culturais para cidades inteligentes, agregando valor e se destacando entre as demais, proporcionando distritos culturais na combinação entre arte e atividades comerciais, possibilitando a criação de hubs criativos, estúdios de design, empresas de tecnologia, startups etc. Podemos fazer a analogia de que, assim como o petróleo era o principal combustível da economia no século XX, a criatividade é o combustível do século XXI. Portanto, precisamos pensar na forma como as cidades são planejadas e mais do que isso, como os cidadãos interagem com suas comunidades. Em alguns municípios paulistas, bem como na capital, surgem iniciativas inovadoras visando o desenvolvimento da economia criativa, como por exemplo, o movimento pela inovação realizado pela Desenvolve São Paulo que , neste caso específico, foca o público de empresários que já tenham iniciativas nessa área. Outras ações, como ADESAMPA ou a própria SPCine, são igualmente importantes para aumentar a cultura do empreendimento criativo. Porém, com a necessidade de se pensar em políticas públicas para todo o estado de São Paulo, realizou-se uma aproximação com diversas inteligências para criar um vínculo direto com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que pode ter um papel primordial em ser a centelha do desenvolvimento de competências e novos negócios, abrangendo vários municípios e regiões do estado, como exemplo o edital de economia criativa do Estado, que ainda, é carente de iniciativas de políticas públicas para esse setor.
Nesse sentindo, é necessário criar a sinergia entre o setor público, os setores econômicos e os municípios para promover iniciativas de desenvolvimento econômico a partir da criatividade.
O evento Futuro na Cultura, realizado nos dias 10 e 11 de agosto de 2018, no Memorial da América Latina, foi o pontapé inicial para o diálogo com os municípios do estado de São Paulo, para a criação da Rede de Cidades Criativas do Estado.  Neste momento estamos desenvolvendo as diretrizes e os objetivos específicos do que será esta rede, tendo em vista que nossas ideias para 2019 sejam premiar as 10 cidades mais criativas do estado, além de uma plataforma EAD que capacite os agentes públicos sobre metodologias de inovação, tais como, design thinking, canvas, inovação em serviços públicos, experiência do usuário (UX), interfaces, entre outras.


Contudo, espero que esta iniciativa possa refletir em todo o Estado, encontrando identidades culturais especificas em cada município, aumentando seu poder econômico, turístico, criativo, empreendedor e que descubra talentos que apontem caminhos para as cidades possíveis.

Patricia Penna – Secretária Adjunta da Cultura do Estado de São Paulo

ACESSO AO RELATÓRIO COMPLETO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.