“Preservando a memória: o papel dos museus no mundo contemporâneo e iniciativas para além dos museus” com Luiz Mizukani em novembro/19

“Preservando a memória: o papel dos museus no mundo contemporâneo e iniciativas para além dos museus”.

A palestra acontece com a parceria do Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes.

MUSEUS – Prá que servem? Porque preservar? Quem pode preservar, conservar ou recuperar patrimônios?
Enveredar sobre a percepção do que seja o papel dos museus entre o público e a partir daí, esclarecer sobre a cadeia operatória da museologia. Mostrar que preservação da memória não é feita somente pelos museus, mas abrange também diversas formas de trabalho.
A partir da cadeia operatória da museologia (que envolve pesquisa-salvaguarda-comunicação), mencionar formas de trabalho e extroversão com o público. E, chegar a analisar alguns casos como a iniciativa de museus orgânicos criados em parceria entre a Fundação Casa Grande e o SESC Ceará, na região do Cariri, e a iniciativa do Território de Memória Tekoa Jopoi, na região de Perus da cidade de São Paulo. Colocar também a diversidade de iniciativas, incluindo o MUQUIFU – Museu de Quilombos e Favelas Urbanos, em Belo Horizonte/MG.
Luiz Mizukami é mestre em Museologia pela USP, especialista em Psicologia Social das Organizações pelo Instituto Sedes Sapientiae, em Direito do Entretenimento, Lazer e Cultura pelo CES e em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha) e Itaú Cultural. Graduado em Administração de empresas pela FGV-SP, atua, desde 2007, na Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, sendo que desde 2011, vinculado ao Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo. Foi conselheiro do Conselho Regional de Museologia da 4ª Região de 2017 a 2019, membro da Comissão de Avaliação de Projetos do Programa de Ação Cultural ICMS em diversos mandatos e conselheiro do ICOM Brasil – representação do Conselho Internacional de Museus no Brasil para o atual mandato.
Serviço
Dia – 22 de novembro de 2019 – 9h
Local – Instituto Idea – Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes
Rua Líbero Badaró, 182 – Centro – SP
Estação S.Bento – Anhangabaú – Metrô – SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.