Curso – Criatividade e Artes Plásticas acontece no Tapera Taperá (SP) – setembro/19

Questionar e fazer os participantes se questionarem sobre o que é criatividade. Indagar quando eles usam a criatividade, consciente ou inconscientemente.

Entendemos aqui a criatividade, fora do tempo, cultura, religião, conceitos sociais. Vamos mostrar que algumas imagens/objetos, que nos acostumamos normais, são na verdade criatividade e que mesmo totalmente errados, de vários pontos de vista, os vemos como normais.

A mola propulsora da humanidade é a criatividade 

A atividade acontece com apoio do Espaço Cultural Tapera Taperá no Centro de SP.

Criatividade e Artes Plásticas –  Cada atividade usa a criatividade de uma forma específica. Foco aqui nas artes plásticas que envolvem não apenas a pintura, desenho, escultura, mas também a confecção de roupas e outros objetos que são feitos por artesões. Como acionar de modo prático a sua criatividade, relacionada ao fazer do artesão.

Objetivo – Entender os mecanismos da criatividade, desinibir os mecanismos da criação que estão sujeitos a cultura e sociedade e o mercado como um todo.

Temos um conceito arraigado de que a criatividade é território de alguns segmentos do pensamento e do fazer humano. Não a criatividade está presente em todos os lugares e fazeres.

  • Mostrar este lado voltado as artes plásticas, independente da técnica, cultura e do tempo. 

Desenvolvimento – Quatro encontros de quatro horas com os conteúdos conforme abaixo – totalizando 16 h/aula

  1. O que é, de onde vem, para que serve, como aplicamos no nosso dia a , dia a criatividade. Também conheceremos melhor os participantes.
  2. As artes plásticas, num termo geral, são um terreno fértil para a criatividade, e seu despertar. Vamos entender seu mecanismo através de imagens, do tempo das cavernas até os dias do curso (lembro é atemporal, então o material não seguirá necessariamente uma ordem cronológica, muito menos lógica). Haverá uma tarefa para casa a ser finalizada no encontro seguinte. Definição da atividade depende de conhecermos a turma.
  3. O Facilitador o Facilitador aqui, falará e mostrará, que técnica e criatividade, andam juntas uma leva a outra. resgate do conceito grego clássico de Tecné/Arté. Atividade em sala de aula.Atividade para casa.
  4. Finalização, apresentação da atividade, os participantes fazem considerações sobre o curso, solução de duvidas.Ava lição por parte dos participantes, envio de material por email

FacilitadorMurilo Borges – nasceu em Amparo (SP),e reside em São Paulo desde 1985.
Graduado em Direção Teatral pela USP/ ECA , em 1989, tendo exercido as funções de diretor de teatro, iluminador, cenógrafo, jurado de festivais de teatro. Paralelo a estas atividades, ministrou oficinas e cursos de teatro, para formação de atores.
Por um breve período foi docente no ensino estadual na disciplina de Educação Artística, trabalhou em projetos sociais para adolescentes em situação de risco e projetos comunitários, áudio visual.
Foi filiado da Cooperativa Paulista de Teatro, onde exerceu as funções de conselheiro fiscal de 2010 a 2011.
Complementar a formação acadêmica, freqüentou cursos de produção cultural, leis de incentivo, ministrados por Rose Meusburger, Annelise Godói, Silvia Rodrigues.
Complementar a formação acadêmica freqüentou cursos de produção de textos literários e dramaturgia, extensão universitária poética teatral, narrativa no teatro, montagem, indumentária.
É membro da Rede de Economia Criativa desde 2016.

Serviço

Público alvo – Artistas em geral, pessoas relacionadas ao fazer criativo, qualquer interessado no tema
Carga horária – 16h/aula
Quando – Dias 16, 18, 23 e 25 de setembro de 2019

Local – Tapera Taperá
Av. São Luís, 187 – 2º andar, loja 29 – República, São Paulo – SP, 01046-001
Estações República e Anhangabaú do Metrô – SP

Mais informações – contato@recbrasil.org.br

INSCREVA-SE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.