Curso de Gestão Cultural e Economia Criativa acontecerá na Casa do Zezinho (SP) – out/2019

 

Existe uma demanda muito grande por conhecimento em gestão para os segmentos da economia criativa. Este curso de 24h/aula habilitará o participante para a administração do seu empreendimento e seus projetos com a competência que o mercado vem exigindo. Esta atividade disponibiliza informação com profissional que acumula uma experiência de atuação nesse mercado de mais de 15 anos.

Sabemos a importância da informação para que agentes sociais e culturais (artistas, gestores públicos, membros dos conselhos de cultura, estudantes, empreendedores criativos, gestores no terceiro setor, etc.) possam viabilizar seus projetos. Além disso existe uma dificuldade recorrente de que estes profissionais apresentem projetos consistentes e profissionais tanto para os órgãos públicos como para potenciais patrocinadores.

Queremos que o conhecimento possa chegar ao maior número possível de empreendedores e em qualquer localidade brasileira e deixe o eixo Rio-São Paulo.
Com apoio e parceria da CASA DO ZEZINHO realizamos esta turma na região do Capão Redondo – SP.

PRINCIPAIS DÚVIDAS

Quem pode participar do curso? 
– Podem participar artistas, instituições do terceiro setor, gestores públicos e qualquer pessoa interessada no tema.

Quanto tempo dura o curso?
– Carga horária – 24 h/aula – presenciais – 3 dias inteiros de 8 horas
Esta turma acontecerá nos dias 8, 15 e 22 de outubro – sempre às terças-feiras
É importante participar dos três dias tendo em vista o formato e as atividades que são desenvolvidas em sala de aula.

E os intervalos?
 Todos os dias do curso acontecem intervalos na parte da manhã e na parte da tarde.
Há intervalo para almoço de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas. Esse intervalo é acordado no primeiro dia de atividades com os participantes.

Quais assuntos são abordados no curso?

– Conteúdo Programático

Economia criativa – um novo modelo de desenvolvimento

Relação entre economia, cultura, criatividade e desenvolvimento /
Empreendedorismo e economia criativa / Competitividade dos setores criativas / Cidades Criativas – referências e identidades culturais / Mapeamento e Cadeias produtivas dos segmentos culturais

Cultura da Participação –

Cultura digital e redes colaborativas / As novas formas de consumo e o consumo colaborativo / Planejamento e gestão de projetos criativos / Diagnóstico e potencialidades / Plano de ação / Competências de gestão / Novas tecnologias, distribuição e visibilidade / Open Business e novos modelos de negócios / Marketing cultural /      Acesso à promoção comercial / Economia da experiência / Design Experience / Valorização do patrimônio e recursos locais / Entretenimento e Turismo

Políticas Públicas para cidades criativas

Sistema Nacional de Cultura e a importância dos Conselhos Municipais / Políticas de incentivo /  Captação de recursos para projetos / Leis de Incentivo / Comprar e contratar para projetos sociais e culturais / Documentos importantes para a  prestação de contas / Relatórios físicos e financeiros de projetos / Propriedade Intelectual e Relações entre Direito e Cultura

Gestão de Marketing e mídia para projetos

Ferramentas e materiais de comunicação / Onde e como comunicar / Mensurar para comprovar alcance da divulgação / Realizando portfólio de proponente.

Fechamento e apresentação dos trabalhos realizados pelos participantes durante o curso.

Existe certificado?

Certificado de participação  – com 90% de presença do participante

É fornecido material didático?
O material didático é fornecido de forma virtual em formato PDF, para cada participante inscrito e presente às atividades.

Quem ministra a atividade?
Rose Meusburger – Youtuber, Empreendedora Social, palestrante, consultora e mentora para empreendimentos criativos. Habilitada pelo MinC-Senac (2013/2015) e pela Universidade Nacional de Córdoba (2014/2015 – Argentina) em Gestão de Empreendimentos Criativos. Habilitada para administração do SICONV (Sistema de Convênios) pelo Instituto Filantropia (2015). Responsável por capacitação de agentes culturais, sociais, artesãos e gestores públicos. Youtuber responsável pela gestão do conteúdo do canal Elaborando Projetos Sociais e Culturais. (www.elaborandoprojetos.com.br). Diretora-executiva da Gaia Brasilâ Gestão Cultural e Economia Criativa desde 2003 – (www.gaiabrasil.com.br).

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar no local do curso?
Local – R. Anália Dolácio Albino, 77 – Parque Maria Helena, São Paulo
Próximo ao Terminal Capão Redondo do Metrô – SP
Não há estacionamento privativo no local.

O que posso levar para o evento?
Caderno e caneta para suas anotações

Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas?

Através do email contato@recbrasil.org.br

INSCREVA-SE PAG SEGURO 

ou

INSCREVA-SE EVENTBRITE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.