Prêmio Brasil Criativo tem finalistas de Santa Catarina

EMPREENDEDORISMO

Projetos criados no Vale do Itajaí são finalistas de prêmio nacional de economia criativa

Por Pedro Machado
11/11/2019 – 12h21
Iniciativas desenvolvidas no Vale do Itajaí estão entre os 36 finalistas da terceira edição do Prêmio Brasil Criativo, uma iniciativa do Ministério da Cidadania que reconhece ações inovadoras do empreendedorismo criativo. Os vencedores serão conhecidos em uma cerimônia marcada para o dia 30 de novembro em São Paulo.
PlayTable
 

A lista inclui a PlayTable, empresa de Blumenau que desenvolveu uma mesa digital e interativa com jogos educativos, já presente na rotina de mais de 350 mil estudantes de três a 12 anos em todo o país. A ferramenta ajuda crianças e adolescentes a desenvolverem habilidades motoras e cognitivas.

De Rio do Sul vem outros dois finalistas. Um deles é o Teatro Embaixo da Ponte, como é popularmente conhecido o Espaço Cultural Moysés Boni. O local comporta até 200 pessoas e recebe atividades culturais, além de apresentações internacionais.

O segundo case do Alto Vale é o da empresa Proposta Verde, que se apresenta como uma biomarcenaria que produz móveis e objetos de decoração a partir de madeiras de demolição.

Há ainda um quarto case inscrito por Joinville, mas com origem em Blumenau. Trata-se do projeto “tecnologias assistivas aplicadas ao vestuário”, coordenado pela professora Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar, do curso de Engenharia Têxtil do campus da UFSC na cidade.

Em parceria com a Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (Abludef), a equipe desenvolveu três modelos de roupas com uma tecnologia exclusiva no tecido que permite melhorar a circulação sanguínea e que contam com sensores acoplados para prevenção de acidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.