Marketing digital e divertido

por MATEADA em15 AGOSTO 2014

Marketing digital e divertido

 Os avanços na tecnologia nos proporcionam uma série de facilidades – e também em alguns aspectos certos incômodos – que já estão incorporadas no nosso cotidiano. Smartphones, notebooks, sites de busca, sites de compra, redes sociais: todos elementos que atualmente podem ser considerados por muitos como fundamentais no dia-a-dia.

E com esses avanços, cresce também a área de produção, gestão e publicidade desses espaços on-line. Hoje, o empreendimento que não dispor de um serviço de SEO (Search Engine Optimization, na sigla em inglês), que não souber administrar suas mídias digitais, realizar publicidade e propaganda on-line e divulgar seu nome na rede perderá espaço para seus concorrentes. Por isso, é crescente a quantidade de demanda e procura nessa área; porém, isso não ocorre somente pela prestação desse serviço, como também por uma forma diferenciada de aprender esse assunto. Nesse contexto, profissionais – e também pessoas que não trabalham profissionalmente com essa área, mas que por ela se interessam – buscam fontes de informação, conhecimento e dados sobre esse segmento. E aí há um grande espaço para a inovação, mais especificamente no caso do marketing digital.

Por tudo isso, a agência Mateada, focada em marketing digital, teve a idéia de começar um canal no Youtube para falar sobre dicas, novas ferramentas, estratégias inovadoras e experiências positivas dentro da sua área de atuação. “O vídeo é uma forma rápida e clara de transmitir informação e conhecimento. Além disso, as pessoas estão cada vez mais consumindo vídeos e o YouTube se consolidou como o principal meio para publicação desse tipo de conteúdo, por isso escolhemos esse canal para transmitir nosso conhecimento”, explica o sócio-diretor da agência, Denis Andrade.

Até aí tudo bem, há uma variedade de canais que fazem o mesmo. No entanto, o grande diferencial da Mateada está na linguagem utilizada. Muitos dos canais que adotam essa forma de contato com o público têm uma linguagem por vezes muito técnica, engessada – chata mesmo – e com duração muito longa, o que torna os vídeos maçantes. O resultado é que a forma se sobrepõe ao conteúdo, mesmo que ele seja totalmente oportuno, e o vídeo não atinge uma parcela do público, ficando restrito ao grupo que se interessa pelo assunto (a ponto de ver o vídeo até o final).

Já no canal da Mateada no Youtube são postados vídeos quinzenais, com duração média entre 10 a 15 minutos, trazendo dicas e analisando novidades de ferramentas que facilitam a produção do marketing digital sobre um viés diferente. O vídeo acontece na forma de um bate-papo entre o espectador e os dois apresentadores, os sócios Denis Andrade e Carina Andrade. Com bom humor, linguagem clara e direta, temas interessantes e, obviamente, qualidade nas informações, o conteúdo se torna acessível mesmo para quem não é expert no assunto. Denis ressalta que essa dinâmica era o objetivo desde o nascimento da ideia: “queríamos criar algo diferente, algo mais próximo de um bate papo, mais informal, e acertamos ao escolher esse formato. Os resultados até agora foram muito bons, recebemos ótimos feedbacks”. Essa é uma forma diferenciada de tratar um tema que vem sendo abordado de maneira quase sistemática por outras agências.

Em grande expansão tanto no mercado de trabalho quanto na área acadêmica e do conhecimento propriamente dito, o marketing digital se mostra um segmento com grandes possibilidades e oportunidades. Juntamente com esse crescimento, aparece o espaço para aqueles que querem inovar e fazer diferente. E isso é muito bem-vindo pelas pessoas atuantes do meio, que buscam sempre se aprimorar. O projeto da Mateada no Youtube vem justamente nessa linha: compartilhar ideias de uma forma nova. “Os profissionais de Marketing Digital tem essa característica de compartilhar conhecimento. Hoje temos ótimos eventos da área acontecendo no Brasil, além de blogs, grupos e muitos outros conteúdos ricos para quem quer aprender e se atualizar. Nossa ideia foi colaborar com essa comunidade usando um formato um pouco diferente”, explica Carina.

Por ser uma área em evolução, no marketing digital há espaço para o desenvolvimento, o debate de ideias e estratégias, o diálogo construtivo. Mas isso não significa que esse diálogo deva ser chato, impessoal e formal demais; pelo contrário, quanto mais divertido, cativante e interessante for essa conversa, melhor. Hoje o marketing, além de digital, precisa ser também divertido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.